ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Psicólogos vistoriam 4 clínicas de internação de dependentes químicos

Marta Ferreira | 28/09/2011 16:10

Quatro locais que oferecem tratamento para dendentes químicos em Mato Grosso do Sul estão sendo visitados hoje, como parte da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos, voltada aos usuários de drogas.

A vistoria está sendo realizada na Fundação de Proteção à Criança e ao Adolescente Maria Aparecida Pedrossian, na Clinica da Alma Igreja Tabernáculo da Glória e Esquadrão da Vida, e no Centro de Recuperação de Vidas de Campo Grande.

O trabalho é feito pelas entidades que representam os psicólogos, com apoio de representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, do Conselho Estadual Antidrogas e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O objetivo, segundo os organizadores divulgaram, é levantar a situação do atendimento às pessoas que apresentam problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, para identificar os abusos, maus tratos e violações de direitos humanos.

A preocupação, segundo informado, é que não se tornem espaço de segregação, como os manicômios. A inspeção busca também saber se os locais seguem padrões de tratamento de acordo com os princípios éticos e técnicos da Psicologia.

A ação acontece simultaneamente em vários estados do País. Não foi permitido o acompanhamento pela imprensa.

Os resultados serão apresentados com o relatório final da inspeção, com previsão para ser publicado durante o VII Seminário Nacional Psicologia e Direitos Humanos, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro de 2011.

Essa é a quarta inspeção do tipo realizada desde 2004, cada uma delas com temáticas diferentes. A inspeção é coordenada pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia.

Nos siga no Google Notícias