ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Veículos

Conheça mais sobre o sistema de assistência de estacionamento para veículos

Márcio Martins. Com informações do Cesvi. | 06/03/2015 11:37

Em cidades que possuem um grande número de veículos, torna-se cada vez mais difícil encontrar uma vaga para estacionar. E na maioria das vezes, quando encontramos, pode ser difícil de parar – pior ainda para os veículos maiores, como os SUVs.

Mas hoje já existe uma tecnologia em modelos mais sofisticados que auxilia os condutores com menor percepção de espaço a estacionar seu veículo.

Esse sistema é ativado em uma velocidade estabelecida de acordo com o fabricante, e é controlado pelo próprio condutor, que também indica o lado da rua em que pretende parar acionando o indicador de direção (setas). O sistema de assistência de estacionamento usa seus sensores localizados ao redor da dianteira e traseira do veículo, para encontrar uma vaga do tamanho adequado, e então inicia a sequência de estacionamento. O motorista engata a marcha a ré e, a partir daí, só precisa acelerar e frear. É o veículo que controla o volante, sendo o motorista orientado por sinais acústicos e indicações visuais no display multifuncional.

Durante as manobras de estacionamento, o sistema funciona a uma velocidade limitada – acima da velocidade limitada, o sistema é automaticamente desativado. O motorista é responsável pelo controle da velocidade por meio do acelerador e do freio. Pode funcionar em curvas, junto a blocos de concreto e entre árvores ou outros obstáculos.

Além disso, existe a possibilidade de ajuda para sair de vagas apertadas, auxiliando o motorista desde que haja um espaço mínimo livre à frente do veículo.

É importante informar que o sistema de assistência de estacionamento não ajuda apenas a estacionar o veículo em vagas paralelas – já é possível estacionar também em vagas perpendiculares.

AUTÔNOMO

Outra tecnologia ainda mais avançada está para chegar ao mercado automotivo: é o sistema autônomo de estacionamento. Nesse caso, o motorista pode sair do veículo e programá-lo para que o próprio carro encontre uma vaga num estacionamento e pare sozinho na vaga. A programação pode ser feita por smartphone ou pela chave.

Nos siga no Google Notícias