ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Veículos

Conheça os componentes de absorção de impacto do seu carro

Márcio Martins. Fonte: Cesvi | 26/03/2015 23:07
Foto Cesvi
Foto Cesvi

No desenvolvimento de seus veículos, as montadoras levam diversos fatores em consideração: design, itens de conforto, motorização, segurança veicular e facilidade na reparação do veículo que sofreu colisões leves – batidas nas quais não há feridos e os danos ao veículo são recuperáveis. Porém, para haver essa facilidade, são integrados aos veículos componentes que atuam na absorção do impacto.

Esses componentes foram projetados visando à proteção dos ocupantes e uma reparação mais ágil e barata do carro. Absorvem a energia do impacto, reduzindo os danos em partes estruturais, tais como colunas, travessas, longarinas e até assoalho, que têm alto custo de reparo e tempo elevado de substituição.
Confira alguns componentes que têm a função de absorver parte da energia do impacto:

TRAVESSA OU ALMA DO PARA-CHOQUE
Localizado na parte interna do para-choque, tem a função de absorver o impacto e evitar danos severos às partes estruturais do veículo (as longarinas, por exemplo) em caso de colisões de baixa velocidade. Uma vez afetada essa peça, ela deve ser substituída, haja vista que se trata de um componente projetado para se danificar em caso de colisão e não é possível seu reparo. As travessas dos para-choques podem ter crash-box ou não.

CRASH-BOX
Componente fixo à travessa dianteira ou traseira, normalmente em formato cúbico ou cilíndrico, tem a função exclusiva de se deformar em caso de batida e evitar que os danos cheguem aos componentes estruturais. Devido a essas características, não possibilita reparo e deve ser trocado em caso de batida. Vale lembrar que não são todos os carros que possuem esse componente.

ABSORVEDOR DE IMPACTO
Normalmente feito de compostos plásticos ou de polipropileno expandido, tem a função de absorver parte da energia do impacto. Geralmente é projetado para reduzir os danos à estrutura do veículo e aos para-choques em batidas leves.

REGIÕES DE DEFORMAÇÃO PROGRAMADA
Além de itens de absorção de impacto, há componentes que possuem regiões de deformação programada, desenvolvidas nas peças que se deformam em caso de batida para absorver parte da energia do impacto, além de evitar ferimentos aos ocupantes.
Veja os principais componentes com essas características:
Capô: Em caso de impacto, o capô se dobra nessas regiões e evita que o componente seja lançado de encontro ao para-brisa.
Longarina: Com as regiões de deformação programada, geralmente instaladas nas pontas das longarinas, a energia do impacto é reduzida e distribuída com uma menor proporção para o resto da estrutura do veículo.

Nos siga no Google Notícias