ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Veículos

Janeiro tem forte retração de vendas

Emplacamentos de veículos leves caem 18,6% sobre o ano passado

Márcio Martins. Fonte: Automotive Business | 03/02/2015 11:03
Janeiro tem forte retração de vendas

Como já era amplamente esperado, as vendas de veículos leves tiveram forte retração em janeiro. O mês fechou com 243,9 mil emplacamentos de automóveis e utilitários, o que significou queda de 18,6% sobre o mesmo intervalo de 2014 e de 31% ante dezembro passado. Os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) foram divulgados na segunda-feira, 2, pela Fenabrave, a associação dos concessionários.

Dois fatores combinados pressionaram o mercado para baixo: antecipação de compras em dezembro, de pessoas que correram às concessionárias para aproveitar os preços mais baixos com o desconto de IPI que acabou este ano; além do fato de historicamente janeiro ser um mês mais fraco, quando muitos clientes ainda estão em férias, existe acúmulo de contas a pagar, que competem com a compra de um carro novo. O cenário foi ainda agravado pelo baixo ritmo da atividade econômica que se arrasta desde o ano passado.

“Mesmo com dois dias úteis a mais em janeiro, houve antecipação de compras em dezembro por conta do fim do benefício do desconto de IPI, que voltou aos patamares normais a partir do dia 1º”, afirmou em nota o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr. “Além da sazonalidade (em janeiro), o baixo desempenho da economia em 2014 faz com que o consumidor pense mais na hora de assumir uma dívida de longo prazo. Esperamos que este cenário mude no decorrer de 2015”, acrescentou Assumpção Jr.

O dirigente aposta na ajuda da Lei 13.043/14, que entrou em vigor no fim de 2014 e facilita a retomada de bens inadimplentes por parte dos bancos. Para ele, o menor risco deverá, ao longo do ano, estimular a concessão de mais crédito no mercado, aquecendo o setor.

Nos siga no Google Notícias