ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Veículos

Novo Gol e Voyage com motor 1.6 passam a ter freios ABS e airbags

Sistema de freios antibloqueio e Airbags aumenta a segurança do modelo

Márcio Martins | 26/01/2013 10:02
Divulgação
Divulgação

O Novo Gol, carro mais vendido no Brasil há 26 anos consecutivos, passa a contar a partir deste mês, com freios ABS e airbags frontais de série em todas as versões com motor 1.6. Assim como o Novo Gol, todas as configurações 1.6 do Novo Voyage também vão trazer estes dois importantes sistemas de segurança como equipamentos de série. Lembrando que o sistema de airbags frontais inclui a utilização de cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, o que aumenta ainda mais a segurança passiva dos ocupantes dos bancos dianteiros. As novidades já começaram a chegar às mais de 620 concessionárias da marca.

"A segurança é prioridade no desenvolvimento dos veículos Volkswagen. Os sistemas de Air Bag e ABS utilizados em nossos produtos são de ultima geração, do mesmo nível utlizado nos veículos mais modernos do grupo Volkswagen na Europa. Isto reforça o nosso compromisso de oferecermos produtos sempre atualizados e com a mais alta tecnologia", afirma Dr. Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil.

Novo Gol e Voyage com motor 1.6 passam a ter freios ABS e airbags

Com a introdução dos airbags frontais e dos freios ABS de série para o Novo Gol e o Novo Voyage equipados com motor 1.6, a Volkswagen passa a ter, a partir deste mês, mais de 60% de sua linha de veículos equipada com esses importantes dispositivos de segurança, conforme previsto pelas resoluções 311/2009 e 312/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Essas resoluções determinam que em 2014 todos os automóveis de passageiros vendidos no Brasil deverão contar com freios ABS e airbags frontais de série.

A implantação nos modelos já existentes é gradual e, a partir de 2013, deve incluir 60% dos veículos de cada fabricante.

ABS: mais segurança ativa

O sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais rodas do carro sejam bloqueadas durante a frenagem do veículo, mesmo em pisos molhados ou em pisos com diferentes coeficientes de atrito entre os lados do veículo. Desta forma, mesmo em frenagens de emergência , o veículo mantém a trajetória, possibilitando ao motorista fazer manobras de desvio capazes, muitas vezes, de evitar colisões graves.

Em condições de chuva com piso escorregadio o ABS reduz consideravelmente a distância necessária para parar o carro, comparado ao sistema de freios tradicional.

Novo Gol e Voyage com motor 1.6 passam a ter freios ABS e airbags

Airbags: mais segurança passiva

Os airbags podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos ferimentos do motorista e do passageiro da frente em caso de colisões frontais. As bolsas de ar são infladas em frações de segundo por sensores capazes de avaliar a intensidade de uma batida, amortecendo o choque do corpo dos ocupantes contra o volante ou o painel do carro.

É importante lembrar que o airbag não substitui o cinto de segurança, que sempre devem ser utilizados. Em uma colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam arremessados para fora, o cinto mantém os passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos airbags seja mais efetiva.

Nos siga no Google Notícias