ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Veículos

Pneus deverão ter selo com nível de eficiência e ruído

Márcio Martins. Fonte Cesvi | 15/06/2015 22:03
Divulgação Inmetro
Divulgação Inmetro

Por enquanto, é assim: para comprar um pneu novo, o proprietário do veículo não tem dados que o auxiliem a decidir se o produto é eficiente e se adequa à sua necessidade.

Mas vai melhorar: em breve, teremos uma maneira de consultar e nos assegurar de que o pneu adquirido realmente nos trará segurança.

O Inmetro publicou em 2012 a Portaria nº 544, de 25 de outubro de 2012, que informa que os pneus terão de passar por uma certificação. E o prazo para seguir essa portaria já chegou aos fabricantes.

Para os pneus novos, que derivam de família, o certificado do Inmetro já está valendo. Em 2016, todos os pneus devem ser fabricados e importados somente em conformidade com os requisitos para a certificação. E em 2018, só poderá ser comercializado pneu com certificação e etiqueta Inmetro.

Essa certificação se aplica para pneus novos destinados a motocicletas, motonetas, ciclomotores, automóveis de passeio e veículos comerciais.

Não será aplicada para veículos de coleção e modelos fora de estrada.
Serão realizados vários testes: ensaio dimensional, ensaio de velocidade sobre carga, de resistência a rolamentos, ruídos e aderência a pista molhada.

Com esses testes, além da emissão de um certificado, aprovando a conformidade do produto, o pneu terá um selo de identificação do Inmetro, que terá de ficar visível e em local onde fique preservado durante a utilização.
Também terá uma etiqueta adesiva: “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia - ENCE”, que é um tipo de selo que apresenta informações técnicas sobre o produto:  Essa etiqueta terá as informações da “eficiência energética”, “aderência em pista molhada” e “nível de emissão de ruídos”.

Nos siga no Google Notícias