ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Veículos

Saiba como proceder em caso de danos ao para-brisa

Reparo pode ser mais vantajoso do que substituição em algumas situações

Márcio Martins - Fonte Cesvi | 09/02/2014 23:01
Saiba como proceder em caso de danos ao para-brisa

Quando uma pedra ou outro objeto bate no para-brisa do seu carro, além do susto, vem a dor de cabeça de ter de trocar. Mas saiba que, em algumas situações, não é necessário substituí-lo: o reparo sai mais barato e menos trabalhoso.

O para-brisa de um veículo é feito de vidro laminado. Esse tipo de vidro é constituído por lâminas de vidro comum. Entre elas, há uma película feita de um polímero chamado polivinil butiral, que é aquecida e prensada. Esse “sanduíche” faz com que, quando o vidro quebrar, o polímero não permita que se estilhace e fira os ocupantes. Ele também evita que alguns objetos atravessem o vidro.

O que pode
Esse vidro é passível de reparo, mas isso depende do tamanho da trinca, do tipo de dano e da localização. Trincas menores que 100 mm, danos circulares inferiores a 40 mm de diâmetro e que não estejam nas bordas do para-brisa ou numa área crítica para a visão do motorista podem ser reparados.

Essas regras são para veículos de passeio e estão contidas na Resolução 216 do Contran, sendo passíveis de multa caso não sejam cumpridas.

Vale lembrar que o para-brisa é parte estrutural da carroceria – danos na borda do vidro podem comprometer a rigidez do veículo. Além disso, dando na região de visão do motorista podem distorcer imagens e prejudicar a visão durante a condução.

O reparo evita que o vidro original do veículo tenha de ser substituído e que alguns equipamentos instalados no para-brisa sejam danificados ou desregulados.

Veículos mais modernos são equipados com câmeras, sensores e antenas agregados ao vidro, e podem precisar de regulagem feita pela fábrica.

Vantagens do reparo
- 80% mais econômico em relação ao custo de um novo para-brisa
- É rápido: o tempo médio de trabalho é de 30 minutos
- Resistente e seguro, desde que seguindo as informações contidas na Resolução do Contran
- Mantém a originalidade, garantindo a resistência estrutural do veículo e o selo de fábrica
- Contribui com a preservação do meio ambiente

Nos siga no Google Notícias