Teste real: Rampage com motor 2.2 Diesel 200cv encara cidade e fazenda
Em sete dias de teste, a Rampage Rebel 2.2 Diesel mostrou equilíbrio entre força, conforto e consumo.

A Ram Rampage chega à linha 2026 com novidades importantes, e a principal delas está debaixo do capô. Agora, a picape nacional da marca passa a contar com o novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, desenvolvido para entregar mais eficiência, suavidade e desempenho tanto no uso urbano quanto fora de estrada.
Durante sete dias de testes com a Rampage Rebel 2.2 Diesel em Campo Grande (MS) — incluindo um trajeto até uma fazenda próxima da capital — foi possível comprovar como a nova motorização elevou o nível de equilíbrio da picape. Na cidade, a Rebel impressiona pela resposta imediata do motor e pela condução suave e silenciosa, algo raro no segmento. Já na estrada e em pisos de terra, o conjunto mecânico mostrou força e controle, mantendo o conforto mesmo em terrenos irregulares.
Novo motor, mais eficiência
O novo propulsor 2.2 turbodiesel é fruto de um desenvolvimento global da Stellantis, com injeção direta de 2.000 bar, turbocompressor de geometria variável com wastegate elétrica, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração. O sistema de pós-tratamento também evoluiu, com injeção de ureia arrefecida e controle eletrônico unificado, resultando em emissões mais limpas e manutenção simplificada.
A potência de 200 cv a 3.500 rpm e o torque máximo de 45,9 kgfm a 1.500 rpm garantem acelerações consistentes — de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos — e retomadas ágeis, como 60 a 100 km/h em 6,4 segundos. Tudo isso aliado à transmissão automática de nove marchas, que recebeu nova calibração e diferencial 14% mais longo, reduzindo o giro do motor e aprimorando o conforto em velocidades de cruzeiro.

O consumo também evoluiu: a Rampage Rebel 2.2 Diesel atinge médias na cidade de 9,0 km/l de diesel e de até 13,3 km/l em uso rodoviário, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que concedeu nota máxima “A” em eficiência energética.
Comportamento dinâmico e conforto
Durante o teste em Campo Grande, a Rampage 2.2 mostrou que mantém o DNA robusto da marca Ram, mas com um comportamento dinâmico cada vez mais refinado. A direção elétrica progressiva transmite leveza nas manobras urbanas, enquanto a suspensão independente nas quatro rodas — com braços duplos na dianteira e multilink na traseira — garante estabilidade exemplar e absorção de impactos precisa.

Na viagem até a fazenda, em trechos de terra batida, buracos e subidas íngremes, o sistema de tração 4x4 Auto trabalhou de forma inteligente, alternando automaticamente entre os eixos conforme a necessidade. O modo reduzida e o assistente de descida (HDC) foram aliados importantes nas partes mais íngremes, reforçando a vocação off-road da Rebel.
Além disso, o isolamento acústico impressiona. Mesmo com o novo motor diesel, o ruído interno é baixo, permitindo uma experiência de direção próxima à de um SUV de luxo — mérito do excelente projeto de cabine da Rampage.
Design e equipamentos da versão Rebel
Visualmente, a versão Rebel 2026 mantém o estilo mais esportivo e aventureiro da linha, com grade preta fosca, adesivos exclusivos, saias laterais robustas e rodas de liga leve de 17” com novos pneus off-road Pirelli Scorpion All Terrain Plus — agora com letras brancas e carcaça reforçada.

Na cabine, o acabamento da Rebel combina tons escuros com superfícies emborrachadas e detalhes em alumínio escovado. O painel digital de 10,3” e a central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio entregam uma experiência conectada e moderna.

Outros destaques incluem:
Carregador por indução refrigerado
Seis portas USB (três tipo C)
Ar-condicionado digital dual zone
Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
Banco do motorista com ajustes elétricos
Sistema Ram Connect, que transforma o veículo em hotspot Wi-Fi e permite acesso remoto a funções pelo app

Em estradas de chão, suspensão absorve bem as erregularidades do solo, dando conforto acima da média comparado com outras picapes. (Fotos Kalina Pessoa)
Em segurança, há seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco ventilados nas quatro rodas e assistentes de condução que tornam a picape segura e previsível em qualquer situação.

Impressões finais
Ao longo dos sete dias de avaliação, a Rampage Rebel 2.2 Diesel 2026 se mostrou uma picape completa: forte, confortável e bem acertada para o uso real. O novo motor entrega desempenho mais que suficiente para o dia a dia e longas viagens, mantendo excelente economia e refinamento mecânico.
Mais do que uma atualização, essa versão 2.2 turbodiesel representa um amadurecimento da Rampage, agora mais próxima de picapes médias tradicionais em força, mas sem abrir mão da dirigibilidade e conforto típicos de um SUV.
Para quem busca uma picape nacional moderna, robusta e eficiente, a Rebel 2.2 Diesel 2026 é uma das opções mais equilibradas do segmento.
Ficha técnica – Ram Rampage Rebel 2.2 Diesel 2026
Motor: 4 cilindros, 2.184 cm³, turbodiesel
Potência: 200 cv a 3.500 rpm
Torque: 45,9 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: Automático de 9 marchas
Tração: 4x4 Auto com reduzida
Suspensão: Independente nas quatro rodas
Capacidade de carga: 1.015 kg
Volume da caçamba: 980 litros
Consumo: até 13,3 km/l (rodoviário)
0–100 km/h: menos de 10 s

“Entre fazendas e trilhas, Márcio Martins mostra a versatilidade da Rebel 2.2 Diesel. (Foto Maurício Oliveira Martins)
Opnião pessoal. Por Márcio Martins – Campo Grande (MS)
Depois de sete dias ao volante da Rampage Rebel 2.2 Diesel 2026, entre ruas de Campo Grande e trechos de fazenda, posso dizer com confiança: esta picape entrega exatamente o que promete. O novo motor 2.2 turbodiesel combina força, torque e eficiência, tornando cada ultrapassagem e retomada de velocidade uma experiência prazerosa.
Ao meu ver, para quem não precisa de uma picape grande, assim como eu, vale a pena, principalmente na correria do dia a dia, mercado, escola das crianças, ir no centro resolver coisas, pois é fácil de estacionar e de dirigir no meio do trânsito das grandes cidades.
O conforto da cabine, aliado à tecnologia do painel digital e da central multimídia, faz com que dirigir seja intuitivo e seguro, mesmo em longos trajetos ou em terrenos desafiadores. Fora da cidade, em estradas de chão e poeira, a Rebel não perde estabilidade nem robustez, mostrando seu verdadeiro DNA off-road.
Para mim, a Rampage Rebel 2.2 Diesel 2026 não é apenas uma picape potente; é um veículo que une trabalho, aventura e conforto, oferecendo ao condutor uma experiência completa e confiável. É, sem dúvida, uma das melhores opções do segmento para quem busca força, tecnologia e presença de estrada em um único pacote.”






