ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Mês está abaixo da média, mas domingo concentrou 41% da chuva

Yarima Mecchi | 24/10/2016 11:10
Choveu em média 22,8 mm em Campo Grande. (Foto: Alcides Neto)
Choveu em média 22,8 mm em Campo Grande. (Foto: Alcides Neto)

A chuva que atingiu Campo Grande na tarde de ontem (23) foi quase a metade do que já choveu em todo o mês de outubro. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) até esta segunda-feira (24) choveu 55 milímetros em Campo Grande sendo que ontem a média da cidade foi 22,8mm.

Segundo a meteorologista Helena Balbino, o esperado do mês é de 139 mm, mas o mês deve fechar abaixo da média. Ela explica que o ano hidrológico de Mato Grosso do Sul começa em outubro, mas que se intensifica em novembro. "Agora começa a estação da chuva, a gente espera que seja boa para encher os reservatórios".

A previsão para última semana do mês é de chuva em toda cidade nesta terça-feira e quarta-feira, a minima esperada é de 22ºC e a máxima de 33ºC. A quinta-feira será de pancadas isoladas e a máxima não deve passar de 24ºC. Na sexta-feira a temperatura vai cair e o esperado é mínima de 14ºC.

Para o sábado a previsão é de amanhecer com minima de 12ºC, mas durante o dia a temperatura aumenta. Quem for votar no domingo, segundo o Inmet, não precisa de preocupar com guarda-chuvas pois a previsão é sol. "É possível que sábado e domingo seja de calor", afirma Helena.

Água chegou a tampar o meio-fio em algumas ruas. (Foto: Alcides Neto)
Água chegou a tampar o meio-fio em algumas ruas. (Foto: Alcides Neto)

Chuva causou estragos - Entre os estragos da chuva está uma cratera se abriu no bairro Nova Lima, na Rua Jerônimo Albuquerque – assista abaixo. Moradores filmaram o momento em que a asfalto cedeu e é possível notar que a borda do buraco continua sedendo e aumentando o diâmetro.

De acordo com a Águas Guariroba, concessionária responsável pelo abastecimento de água em Campo Grande, no local houve o rompimento de uma tubulação de drenagem que atingiu a tubulação de água da concessionária e equipes técnicas da empresa realizaram o reparo ontem.

Além do Nova Lima, outras regiões da cidade também ficaram prejudicadas por causa da chuva. Leitores enviaram ao Campo Grande News fotos de ruas e casa alagadas em bairros como Tiradentes, Jardim Canguru, Leblon, Panamá, Portal Caiobá, Santo Amaro e Jardim Centro Oeste.


De acordo com a prefeitura a Defesa Civil Municipal não foram registrados casos de famílias que tiveram que deixar suas casas. E apenas foram realizados atendimento em três casas alagaram, sem gravidade, no bairro Taveirópolis. Sendo as três localizadas no mesmo terreno.


Segundo o Inmet a durante a chuva de ontem os ventos chegaram a 72 quilômetros por hora em Campo Grade e ao menos 49,6 mil raios atingiram a cidade.

Árvores atingiram rede elétrica - De acordo com a concessionária de energia elétrica, a Energisa, sete bairros tiveram o fornecimento interrompido por causa da chuva. Segundo nota enviada pela empresa, a intensidade da chuva e dos ventos derrubou árvores de grande porte e lançou objetos à rede elétrica, ocasionando graves danos como o rompimento de cabos e fios.

A empresa ressalta que, nesses casos, os reparos são de maior complexidade e devem obedecer protocolos de segurança. Foram registradas ocorrências de falta de energia em parte dos bairros Taveirópolis, Leblon e São Conrado, Nova Lima, Jardim Panamá, Vila Planalto e Santo Antônio.

Como alerta a empresa pede para que a população não se aproxime de cabos ou postes com fiação elétrica caída no chão. Em casos como este o consumidor pode acionar a empresa pelo 0800 722 7272 e deve isolar a área para que outras pessoas também não se aproximem.​

Confira a galeria de imagens:

  • Água entrou em casas e causou estrago. (Foto: Alcides Neto)
  • Forro do Pronto Atendimento do Hospital Regional cedeu. (Foto: Alcides Neto)
  • Corpo de Bombeiros foi acionado por conta de cratera no Nova Lima. (Foto: Leandro Abreu)
  • Bairro Santo Antônio também ficou alagado. (Foto: Direto das Ruas)
  • Água invadiu barracos no Jardim Canguru. (Foto: Direto das Ruas)
Nos siga no Google Notícias