ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Marinha transportará ribeirinhos que serã atendidos pela Caravana da Saúde

Renata Volpe Haddad | 01/10/2015 18:10
Mais de 2,4 mil pessoas já foram consultadas durante a Carnava da Saúde. (Foto: Renê Marcio Carneiro/ Divulgação)
Mais de 2,4 mil pessoas já foram consultadas durante a Carnava da Saúde. (Foto: Renê Marcio Carneiro/ Divulgação)

Um navio da Marinha do Brasil vai buscar 46 ribeirinhos que moram em uma região de difícil acesso em Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, no próximo sábado (3) para que possam receber atendimento oftalmológico e outros serviços oferecidos pela Caravana da Saúde.

De acordo com o coordenador da Caravana, Sérgio Gonçalves, o Governo de Mato Grosso do Sul está trabalhando em parceria com a Marinha. "A Marinha já realiza estes tipos de ações e para ajudar nos atendimentos, tem um navio consultório atendendo as pessoas", comenta.

Através do 6º Distrito Naval de Ladário, a Marinha do Brasil, disponibiliza o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano e 31 militares para atender a população com consultas odontológicas. O atendimento ocorre no Porto Geral de Corumbá.

No sábado, outro navio vai buscar os ribeirinhos, pois a região é de difícil acesso. "Nem helicóptero consegue pousar, o acesso é apenas de barco ou navio", explica.

Consultas oftalmológicas estão sendo realizadas e desafoga fila de espera. (Foto: Renê Marcio Carneiro/ Divulgação)
Consultas oftalmológicas estão sendo realizadas e desafoga fila de espera. (Foto: Renê Marcio Carneiro/ Divulgação)

Os ribeirinhos vão se consultar com oftalmologistas e receber atendimentos que não precisam de agendamento. "Eles vão passar por consultas odontológicas também, se não tiverem o RG, nossa equipe oferece esse serviço de fazer a documentação e tem também uma equipe do Senac, que vai estar fazendo cortes de cabelo e unhas", afirma o coordenador.

Gonçalves ressalta ainda que há a possibilidade da Justiça Itinerante realizar um casamento no sábado, com um casal de ribeirinhos. "Eles falaram que queriam se casar, já moram juntos há anos, mas agora querem legalizar", conta.

Durante a Caravana da Saúde, já foram realizados cerca de 300 casamentos e 3 divórcios. "Até o momento foram atendidos 2.453 pacientes no serviço de oftalmologia e esperamos atender 6 mil pessoas e realizar 2 mil cirurgias. No Hospital Municipal, vão ser realizadas 340 consultas ortopédicas e ginecológicas, além de 900 exames e 900 consultas com médicos especialistas", define.

Consultas que estavam agendadas há quase 6 meses, estão sendo agilizadas com a Caravana da Saúde. (Foto: Renê Marcio Carneiro/ Divulgação)
Consultas que estavam agendadas há quase 6 meses, estão sendo agilizadas com a Caravana da Saúde. (Foto: Renê Marcio Carneiro/ Divulgação)

Para a secretária de saúde de Corumbá, Dinaci Ranzi, a Caravana da Saúde é importante para dar agilidade nas consultas que estão agendadas há 6 meses. "Existe uma dificuldade em oferecer algumas especialidades de tratamento e a Caravana oportuniza um número grande de consultas para os pacientes que estão na fila de espera", comenta.

Sobre a parceria com a Marinha do Brasil, Dinaci afirma que dependendo da localidade, os ribeirinhos levam até dois dias de viagem para chegar em Corumbá. "A Marinha consolida o serviço ajudando na questão da locomoção. Nós temos duas equipes com médico e dentista que visitam essas regiões, porém, as pessoas precisam se consultar com um oftalmologista, mas não temos como levar o equipamento até o local", explica.

Nos siga no Google Notícias