A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

13/08/2012 15:55

Agosto já registra o dobro de queimadas em MS em relação a 2011

Gabriel Neris

Segundo o Prevfogo, foram identificados 550 focos de incêndio em todo o mês de agosto do ano passado

INPE registrou 1.031 focos de queimadas, em Corumbá, entre 1º e 12 de agosto (Foto: Ibama)INPE registrou 1.031 focos de queimadas, em Corumbá, entre 1º e 12 de agosto (Foto: Ibama)

Foram registrados em Mato Grosso do Sul 1.103 focos de incêndio entre os dias 1º e 12 de agosto, de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O número já é mais que o dobro de focos registrados em todo o mês de agosto do ano passado.

Segundo o Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais), foram identificados 550 focos de incêndio em todo o mês de agosto do ano passado.

Em todo o Brasil, o número de queimadas supera em 109% o registrado no mesmo período do ano passado. As imagens captadas pelo satélite do INPE identificaram 13 mil focos até ontem.

No mesmo período do ano passado, foram 6,2 mil ocorrências. Em 2010, foram mais de 15 mil ocorrências no início do mês de agosto.

Os números do mês de agosto de 2012 deixam Mato Grosso do Sul na sexta posição no ranking entre estados. A primeira colocação é do Maranhão com 3.179, seguido por Mato Grosso, com 1.531, e Pará, com 1.415 focos.

Entre os municípios, Corumbá segue em situação alarmante. Nos primeiros 12 dias do mês foram registrados 1.031 focos de queimadas, deixando a Cidade Branca na primeira colocação entre os municípios brasileiros. Grajaú (MA) está em segundo com 396 focos, e Mirador (MA) ocupa a terceira colocação com 286 focos registrados.

Combate – Para intensificar o combate ao fogo o helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está sendo utilizado desde sábado, em Corumbá.

A aeronave, pertencente ao Ibama de Brasília, é utilizada no deslocamento dos brigadistas e conta com uma bolsa com capacidade para carregar até 500 litros de água.

De acordo com o coordenador estadual do Prevfogo, Márcio Yule, no sábado o helicóptero realizou 300 lançamentos de água no auxílio aos brigadistas. De acordo com o Diário Online, o primeiro local a receber o reforço da aeronave foi a margem esquerda do rio Paraguai, próximo ao Porto Geral.




é que os fazendeiros do pantanal tem mania de queimar o pasto, e deixa o fogo se espalhar para o pantanal - sul- matogrossense. cuidado pecuriaristas vcs vão acabar com tudo, o pantanal não tem muito tempo de vida com esses pecuarista em sua volta.
 
andré mendonça em 14/08/2012 08:56:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions