ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Artigos

“A melhor universidade de Mato Grosso do Sul”

Por Jorge Eremites de Oliveira (*) | 11/05/2011 06:02

Nos últimos três anos, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), criada em 2005 e implantada em 2006, foi considerada a melhor instituição de ensino superior no estado.

A avaliação foi feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e reflete, de fato, o pujante crescimento existente na instituição.

Esta posição é válida apenas para o ensino de graduação, pois relativo à pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue no topo da lista. De todo modo, é motivo de comemoração o fato de uma jovem universidade registrar consideráveis índices de crescimento.

Isso resulta de múltiplos fatores: os investimentos do governo federal, o trabalho árduo, silencioso e criativo de professores e técnicos administrativos, o brilhantismo dos alunos e o apoio recebido da bancada estadual no Congresso Federal e de amplos setores da sociedade civil organizada da região da Grande Dourados.

Mesmo assim, a UFGD ainda possui ao menos dois grandes problemas a resolver. Primeiro, é demasiado “pesada” em termos burocráticos e administrativos e possui um sistema de informação acadêmica obsoleto, o que onera trabalhos de rotina, dificulta a captação de recursos financeiros e pesa sobre a produção científica.

Segundo, é muito centralizadora no que diz respeito à tomada de decisões, situação esta amparada por seu estatuto e regimento geral. Contudo, paradoxalmente ela segue com um ritmo de crescimento elogiável, o qual seria ainda maior e mais consistente caso fosse mais “leve” e descentralizada. Esta observação tem repercutido na comunidade universitária e administração central, motivo pelo qual muitos anseiam por mudanças nos próximos quatro anos.

Sobre a história das universidades públicas no estado, faz-se necessário pontuar que todas elas descendem direta ou indiretamente da antiga UEMT (Universidade Estadual de Mato Grosso). Esta instituição foi criada no Sul do antigo Mato Grosso em 1969 e ampliada em 1970. Sua federalização ocorreu em 1979, dois anos após a criação de Mato Grosso do Sul, quando foi transformada em UFMS.

Dela descende a própria UFGD, (re)nascida a partir do antigo CEUD (Centro Universitário de Dourados), um campus avançado da UFMS criado em 1970 e inaugurado em 1971, época em que era Centro Pedagógico de Dourados (CPD), também ligado à UEMT.

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por sua vez, criada com a Constituição Estadual de 1979 e ratificada na de 1989, foi instituída em 1993 e implantada a partir de experiências oriundas da UEMT e UFMS.

Surgiu para ser posteriormente federalizada, perspectiva esta que se tornou inviável, anacrônica e descabida nos dias de hoje. Pelas suas origens, portanto, todas elas têm certos vícios em comum a superar: dificuldade de serem planejadas de maneira estratégica, intervenção político-partidária em seus rumos, certo provincianismo acadêmico e personalismo de alguns de seus dirigentes.

Em quase todo esse processo há a marca, para o bem ou para o mal, de Pedro Pedrossian, ex-governador de Mato Grosso (uno) e Mato Grosso do Sul, quem ainda participou do processo de criação da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

No caso da UFGD, tem causado desconforto a docentes da casa e de outras instituições a divulgação do enunciado “A melhor universidade de Mato Grosso do Sul”. Segundo alguns avaliam, se ela se diz a melhor do estado, em que lugares estariam às outras que aqui existem?

Longe de denotar soberba e arrogância, a frase tem mais a ver com um brado de maioridade, a comemoração de conquistas e uma resposta aos que se opuseram à sua criação e avaliaram que ela estaria fadada ao fracasso desde o início.

Mas na prática, o fato é que as três universidades públicas no estado mantêm profícuas relações de parceria e colaboração em si, e não uma disputa por colocações na lista do INEP. Sistematicamente somam esforços para o desenvolvimento da educação, da ciência e da tecnologia, pois sabem que delas também depende – e muito – o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

(*) Jorge Eremites de Oliveira é doutor em História/Arqueologia pela PUCRS, professor associado da UFGD e pesquisador do CNPq (eremites@uol.com.br).

Nos siga no Google Notícias