ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Advogado tem que escrever menos

Por André Borges (*) | 29/11/2017 07:15

O TJ/MS vem divulgando projeto dos mais interessantes: Petição 10, Sentença 10.

Ideia é insistir com os profissionais do direito sobre algo que, na atualidade, é bastante elementar: “extensos arrazoados geram dificuldade na análise do direito controvertido, prejudicando a celeridade processual”; “objetividade e concisão não interferem na qualidade do trabalho”.

Nós advogados cobramos bastante uma maior eficiência do Poder Judiciário, especialmente quanto à celeridade na tramitação dos processos. Há sinais claros de avanço.

Uma forma boa (excelente na verdade) de colaborar é escrever menos, condensar as ideias, reduzir o tamanho dos textos que diariamente enviamos para serem examinados por juízes e desembargadores.

Cito um exemplo: há poucos dias fiz uma defesa preliminar onde a peça da acusação tem exatas 214 páginas ! Embora o processo seja complexo e com vários acusados, trata-se de um exagero. Nenhuma acusação ou tese exige um número tão grande de páginas para ser desenvolvida. Fica parecendo que o autor da peça sequer acredita no que sustenta, dada a enorme extensão do texto.

Lembro de algo dito por um professor: “falar e escrever difícil é fácil; falar e escrever fácil é difícil”.

Realmente dá mais trabalho escrever pouco. Mas é algo necessário. 200 páginas é tamanho de um livro, não de um arrazoado forense.

O uso descalibrado do Ctrl c/Ctrl v (copia e cola) precisa ser controlado. Já vi jurisprudência dizendo que petição com 49 páginas deve ser considerada um “livro”, segundo classificação da Unesco.

Vale citar Carlos Drummond de Andrade: “Escrever é cortar palavras”.

Admiro jornalistas e profissionais do marketing, que com poucas palavras contam uma história inteira, com graça e leveza.

Precisamos nos adaptar à nova realidade: buscar a síntese, dizer tudo escrevendo pouco, o que deve chamar a atenção dos magistrados, muito mais do que embaralhar ideias, exagerar nas citações etc.

Ou mudamos a forma de atuar ou não demorará até surgirem regras limitando o trabalho do advogado: o TJ/MS lembra que “a Suprema Corte dos Estados Unidos estabelece a concisão como norma e limita as petições de 3.000 a 15.000 caracteres, conforme o tipo de pedido”.

Num país de tantas leis e obrigações, quase sempre descumpridas, melhor será que a mudança ocorra de maneira voluntária, pela educação e apoio a projeto como o citado, que surge em boa hora.

(*) André Borges é advogado em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias