ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Artigos

As aglomerações na pandemia são atitudes parassuicidas

José Carlos Rosa Pires de Souza (*) | 10/12/2020 13:24

Ultimamente, presenciam-se muitas aglomerações humanas, mesmo que as recomendações sejam de distanciamento social; especialmente os jovens não têm seguido as regulamentações das organizações de saúde e orientações do poder público. Muito disto denota uma falta de conhecimento do assunto ou um certo obscurantismo, como também um mecanismo de defesa de negação e negacionismo.

Além disto percebem-se as aglomerações sociais como atitudes parassuicidas, que consistem em comportamentos que as pessoas tomam colocando em risco a sua própria vida e de outras, porém sem a real intenção de se matar ou matar alguém. O negacionismo seria uma forma de negar a realidade de que estamos em momentos críticos de alta contaminação pelo novo coronavirus. Já o mecanismo de defesa da negação seria como que para eu sobreviver eu preciso negar a morte e o adoecimento do outro.

Todos estes aspectos estão interligados à falta de disciplina, limites e obediência da nossa população, contrário a outros países que possuem lideranças que conseguem o respeito de seu povo dando exemplos e impondo regras e normas que são seguidas em prol de uma coletividade. Falta-nos este sentimento coletivo de empatização, que seria eu pensar na minha prevenção como um bem para o outro também, não somente para o meu individualismo. Seria como eu pensar em usar máscara, corretamente, a todo o tempo e não colocá-la abaixo do nariz quando eu estiver sozinho na rua, por que afinal “ninguém está vendo mesmo...”.

Ainda há tempo de tomarmos consciência imediata de que tudo isto passará; entretanto, não devemos esperar pelas vacinas para que comecemos a mudar nossos comportamentos. Devemos pensar que nossos atos não são individuais, mas sim sociais, refletindo diretamente na vida de nossos entes queridos, nossos vizinhos e outros seres humanos da nossa mesma espécie. O momento de conscientização é hoje, agora, afinal de contas podemos nos adaptar a usar máscaras, não se aglomerar, festejar de forma on-line este Natal e o Fim de Ano, respeitar os limites de distanciamento social, higienização própria e autocuidados com pensamento altruísta, coletivo e empático.


(*) José Carlos Rosa Pires de Souza é psiquiatra, PhD em saúde mental e professor do curso de medicina da UEMS.

Nos siga no Google Notícias