ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Artigos

BRICs, um novo paradigma?

Por Benedicto Ismael Camargo Dutra (*) | 24/07/2014 09:06

Há 500 anos, grande parte do planeta Terra era praticamente desabitada. A população e o poder se concentravam na Europa. Após as grandes descobertas das terras existentes no novo continente, alguns países se projetaram. como Portugal, Espanha, França, Holanda. Mas o poder mais forte foi parar nas mãos da Inglaterra, por sua grande frota naval, seu avanço industrial e, mais tarde, por ter se tornado a grande praça financeira do mundo.

Durante longo período, a Inglaterra foi a rainha dos mares e das finanças. Após as duas guerras mundiais, com a destruição da Europa e da economia mundial, os Estados Unidos assumiram o comando da reconstrução, introduzindo o dólar como o denominador comum das operações financeiras. Porém, o esperado progresso não aconteceu para muitas regiões.

No Brasil temos hoje uma situação complicada. Tivemos 500 anos de falta de direcionamento e planos de longo prazo. Com a liberação dos escravos, Dom Pedro II perdeu o Império, apesar de sua dedicação ao país. No século seguinte, de República alternada com governo forte, não houve crescimento expressivo. Nos anos 1980 e 1990 ficamos travados diante da crise da dívida externa e explosão inflacionária.

Estamos com grande defasagem tecnológica. As grandes empresas que entraram no país trouxeram pouca tecnologia, optando por aproveitar o mercado com a introdução de sistemas de produção obsoletos ou simples montagem. A população não está suficientemente preparada para a vida e permanece pouco incluída. Não impedimos o avanço do crack, droga mortal que veio para aniquilar as novas gerações. Com a permanência da taxa de juros elevadas e baixo investimento, sempre enfrentamos a preocupante tendência de crescimento da dívida e desindustrialização. Está na hora de dar mais atenção ao país e a sua população!

Aos poucos, a Alemanha foi recuperando o terreno perdido nas guerras e hoje desponta como potência econômica, zelando pela qualidade de vida de sua população, conseguindo até formar a equipe campeã mundial de futebol. No Brasil, deixamos de formar os craques, especiais jogadores de futebol por seu discernimento e destreza. Deixamos de formar boas equipes, aptas para enfrentar o novo futebol ágil, que vai pra frente com passes de bola certeiros; usamos uma tática ofensiva sem estarmos preparados para isso, descuidando da retaguarda. Erro?

Num momento muito especial, a Copa revelou um Brasil diferente do divulgado na imprensa. Muitos turistas e representantes de vários países vieram e gostaram do Brasil e do tratamento alegre e cordial que receberam de sua população. Agora se realiza a reunião dos países do Brics: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul. Esperemos que encontrem formas de impulsionar o progresso de maneira mais humana e mais participativa.

O Japão também tinha tomado a dianteira na industrialização, mas ficou travado com a valorização do yen. Depois do seu desenvolvimento, a Ásia, que permaneceu durante séculos dando prioridade ao setor agrícola, ingressou na era industrial. A China, com o câmbio favorável para exportação, assumiu a liderança enquanto o Japão permaneceu estagnado.

Atualmente, a China, com sua elevada população, busca espaços. Os chineses ingressaram no capitalismo de Estado ao perceberem o grande poder e influência do dinheiro e das finanças, formando elevada reserva em dólares. Estamos diante de complicado tabuleiro onde as peças vão se movimentando e alterando a estabilidade existente no jogo do poder e que poderá alterar a sua atual divisão. No entanto, para o Brasil e outros emergentes, se persistir o antigo modo desequilibrado de participação, tipo colonialista, com uns mandando e o resto se submetendo, pouca coisa vai mudar no manjar, só as moscas.

Agora o mundo se ressente da crise financeira iniciada nos Estados Unidos em 2008, que impôs austeridade e mais aspereza ao mundo. Seria bom se o grupo do BRICS estabelecesse um novo paradigma de desenvolvimento econômico mais inclusivo. Afinal eles representam 28% da economia mundial. Urge sair da era colonialista e fazer acordos para equilibrar importação com produção e exportação, gerando crescimento, empregos, progresso real. Chega de déficits.

China, Índia, países da América do Sul e da África, atravessaram séculos de baixa renda e mercado interno travado. A população desses países tem permanecido estagnada há longo tempo, sem buscar o aprendizado para a vida. Muito pouco foi feito para reverter a situação de penúria dessa gente. Será que o grupo do BRICS conseguirá fazer a diferença? O Brics pode se constituir numa nova ideia destinada a dar um novo equilíbrio na busca do desenvolvimento econômico mais equitativo e humano. Esperemos que assim seja!

(*) Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, e associado ao Rotary Club São Paulo. Realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros “ Conversando com o homem sábio”, “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”, e “2012...e depois?”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7

Nos siga no Google Notícias