ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Cloud universal – Acessibilidade e comodidade para dispositivos diversos

Por Leandro Hernandez (*) | 01/12/2013 10:05

Em tempos de grande conectividade e uma sociedade cada vez mais, multitarefa, o uso contínuo de diversos dispositivos para fazer transações, postagens, entre outras interações, cresce exponencialmente. E, com isso, cresce também a necessidade de obter uma solução que acompanhe a velocidade dessas interações de forma ampla e eficiente.

Não é de hoje que falamos em computação em nuvem e seus desafios, além da geral desconfiança de empresas e usuários em armazenar seus conteúdos em um universo paralelo, sem a certeza de privacidade e confidencialidade. Porém, pouco ainda se fala da evolução inegável que o armazenamento em nuvem traz à sociedade, além da carência por soluções que atendam de fato a demanda atual das empresas.

De acordo com recente pesquisa da consultoria IDC, os investimentos em cloud pelas empresas brasileiras deverão atingir US$ 257 milhões em 2013 e crescer 74% ao ano em média, alcançando a marca de US$ 798 milhões em 2015. Esse movimento apresenta um esforço maciço das instituições em se adequarem ao setor e acompanhar o fluxo de clientes e usuários para não perderem espaço e manterem a competitividade. No entanto, quantos desses investimentos atingirão realmente os objetivos das companhias, sem comprometer os resultados?

Atualmente, temos disponíveis clouds híbridas - que combinam serviços em nuvens públicas e privadas – e que propõem uma grande variedade de opções que melhor se alinham a demandas específicas de cada negócio. No entanto, esse modelo de nuvem ainda esbarra nos entraves de segurança digital, o que obriga empresas a investir alto em camadas de segurança cada vez mais elaboradas para trabalhar diversas plataformas em nuvem.

Segundo pesquisa recente de estudo de mercado da empresa Gfk, realizada em 15 países, 64% dos usuários de banda larga dizem que seria útil ter todo seu arquivo acessível em todos os seus dispositivos, onde quer que estejam. Já 60% deles concordam que seria útil conseguir gerenciar em um só lugar todo o conteúdo armazenado nos variados serviços on-line que usam.

Levando em conta que a maioria das pessoas utiliza mais de um dispositivo para se comunicar e efetuar tarefas cotidianas, é imprescindível desenvolver uma solução confiável, de custo acessível e que ofereça uma plataforma única de armazenamento e transação de dados em tempo real.

A adoção de uma cloud universal que conceda acesso a outras nuvens, de forma rápida e segura, de qualquer equipamento conectado, PC, tablet ou smartphone, além de se adequar às necessidades de usuários e empresas, é o caminho para cortar custo com servidores, licenças de softwares e energia, permitindo uma atuação diferenciada no mercado, já tão escasso de alternativas eficazes.

A utilização de ferramentas Cloud representa, em média, uma redução de mais de 10% no TCO (do inglês, Total Cost of Ownership) das empresas, além de se mostrar uma solução atraente para clientes e parceiros. Nos dias de hoje, o grande desafio não está só em adotar soluções para armazenar grandes quantidades de conteúdo, mas sim em gerenciar diversas plataformas ao mesmo tempo, cortando tempo, custos e proporcionando ao cliente comodidade e eficiência em um só lugar. A solução pode estar na nuvem, mas é preciso dominá-la.

(*) Leandro Hernandez é vice-presidente de Vendas e Operações da F-Secure para a América Latina

Nos siga no Google Notícias