ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artigos

Da crise normativa ao negacionismo

Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio e Vicente Zatti(*) | 26/09/2021 09:30

Ofinal do século XIX e todo o século XX foi um período marcado pela desconfiança das metanarrativas – modelos metafísicos cuja interpretação da realidade seria baseada em fundamentos últimos, explicações transcendentes do princípio, causa e fim do mundo imanente. Foi o tempo dos filósofos da suspeita: Marx, Nietzsche e Freud. Eles são o ponto de inflexão em que se demonstra as origens humanas – demasiado humanas – daquilo que se pretendia colocar como alicerce cristalizado, imutável, absoluto – em uma palavra: universal.

A filosofia da suspeita desnuda e desconstrói a solidez metafísica. Ela promove uma ampla tematização das origens históricas dos valores morais: o bem e o mal não possuem substância que lhes confira essência eterna e imutável; eles são, antes, fruto do exercício da vontade de grupos e de pessoas particulares, na busca pela afirmação de sua perspectiva valorativa. A racionalidade é também alvo do processo de desconstrução. Para Nietzsche, por exemplo, ela é apresentada como uma força da espécie, na luta pela afirmação da vontade de poder: em nosso desenvolvimento histórico valemo-nos da razão assim como os bois valeram-se dos chifres e os leões das presas. A abordagem de Nietzsche abala o que se entendia por verdade; afinal, sendo o mundo humano uma elaboração humana, a verdade não passaria de interpretação, e o projeto dos filósofos de alcançar o “ponto de vista do olho de Deus”, incondicionado e eterno, apenas perda de tempo. Marx, ao postular que não são as ideias que movem o mundo, mas a realidade dos meios de produção de riqueza de cada sociedade, faz descer da torre de marfim uma filosofia que explicava o mundo e os homens tomando como causa o que era efeito, já que o vocabulário com o qual ela lidava era também produto de determinada correlação de forças. A filosofia, que esperava ser mestra dos saberes, aparece como servidora do sistema econômico que lhe deu origem, e da realidade sobre a qual pretendia se pronunciar. Não somos mais “senhores em nossa própria casa”, disse Freud por sua vez, ao falar do Eu humano, o ego que, sem se dar conta, é movido por forças que habitam a profundidade do inconsciente. Se, para Nietzsche, por detrás de cada palavra existe outra palavra, em um jogo de máscaras sem fim; se, para Marx, o pensamento e as ideias são tão situados no tempo quanto os corpos, e determinados pelas condições concretas de vida, Freud completa a tarefa de descentramento das pretensões filosóficas, quando afirma sermos muito mais complexos do que pensávamos, e bem menos racionais do que imaginávamos ser.

A abolição do universalismo metafísico, a partir de Nietzsche e de seus companheiros de dúvida, permitiu pensarmos em formas singulares assumidas pela opressão. A Razão, com maiúscula, surge como tirana: invenção do europeu, ela passa a ser considerada ferramenta de dominação de uma razão sobre outras. Haveria tantas razões quanto culturas humanas, todas, no limite, detentoras do direito não só de existir, mas de dizer como o mundo é e deve ser. O universalismo da razão de matriz ocidental passa a ser considerado a máscara de um discurso de dominação. A ideia, acalentada desde os antigos gregos, de uma compreensão da totalidade a partir de conceitos universais, se estilhaça contra a supina negação de tal direito, postulada pelo perspectivismo. O discurso não diz mais o que as coisas são, apenas o que ele mesmo é (e deseja, nega, esconde).

No entanto, a abolição do universal abriu a possibilidade para qualquer perspectiva particularista afirmar sua força. Liberto do discurso totalizante, o pensamento se viu às voltas com fronteiras móveis de validade. A negação de uma racionalidade universalista, exaltada à esquerda como afirmação da diferença, foi tomada também à direita, ironicamente, como justificativa da pertinência de suas posições. Para uma parte especialmente articulada desse espectro político, defender uma razão universal e monolítica e a prerrogativa dos valores estabelecidos porque transcendentalmente deduzidos, nem de longe parecia mais necessário: bastava recorrer ao aparente vale-tudo ético e epistemológico que alguns progressistas davam sinais de  defender. De fato, se o método científico e os valores morais não representam nada fora da linguagem e do jogo de forças que os instituem, por que não se poderia entrar nesse jogo tentando persuadir seus participantes da relevância de qualquer agenda?  O avanço dessa forma de pensar fica explícita na ocorrência de toda ordem de negacionismos. Negacionismo científico, que resulta, por exemplo, em movimentos terraplanistas (que nascem à direita do espectro político) e antivacina (que nascem à esquerda do mesmo espectro, e se abrigam hoje, especialmente, à direita). Negacionismo político, que substitui a força do argumento baseado em evidências pela força dos argumentos ad hominem e de autoridade. Negacionismo pedagógico, que quer fazer prevalecer uma disciplina militar, que vem de fora, em vez de fomentar uma disciplina interior, de estudo em um ambiente formativo. Negacionismo médico, como o “tratamento precoce” para covid-19 (outra variação do negacionismo científico). Ou seja, não havendo referências normativas comuns, todo particularismo pretende se afirmar; por vezes,  variações negacionistas  tão violentas que não parecem muito diferentes das palavras de ordem e dos programas do fascismo histórico.

A abolição do universal e a crise normativa decorrente, no início aclamada à esquerda como libertação da “Razão totalizante”, mostrou-se o chão fecundo para o afloramento, à direita, do reacionarismo odioso e ressentido, tão forte em nosso tempo, o que obrigou certas expressões do campo progressista a reavaliar a crítica ao discurso científico que costumavam fazer – passou a não ser mais estranho encontrarmos relativistas, pós-estruturalistas e desconstrucionistas de carteirinha tecendo loas à ciência e tirando fotos ao receber suas doses de vacina.  A pergunta que fica é essa: será que na tarefa de superar universalismos metafísicos, que ocultavam processos de dominação, não acabamos questionando a base normativa de validade comum?

É o que entende, por exemplo, Habermas, um entre tantos para quem a ideia de razão ainda faz sentido, e para quem a desconstrução nietzschiana possui, sim, papel terapêutico ao desmascarar o delírio de onipotência do sujeito logocêntrico que chegaria à verdade absoluta. No entanto, compreende ele que isso não representará, jamais, a negação da razão. Habermas entende a razão relacionada aos processos linguísticos de entendimento, possibilitadores da verdade enquanto algo validado discursivamente em uma comunidade de comunicação. Não havendo referências normativas absolutas, os processos argumentativos representam a possibilidade da validação, historicamente situada, de referências normativas comuns.

O contexto que enfrentamos é problemático, mas não existe alternativa civilizada fora do discurso, do logos entendido como palavra razoável. Nele, a argumentação pública tem o potencial de estabelecer referências normativas, não absolutas e sempre problematizáveis, mas que podem, ao menos em tese, ser aceitas por todos em função de sua razoabilidade. Como não é possível recorrer a nenhuma fundamentação fora do plano da imanência, é na força da razão, enquanto razoável palavra argumentada, que precisaremos encontrar a resposta a dar a um relativismo tão ou mais opressor que o universalismo metafísico. Porque preservar para o discurso público um espaço não vandalizado é também condição necessária para a preservação de nossa frágil democracia. Se desaparece o argumento, como elemento de construção do entendimento, resta somente a força da violência e o apagamento da política.

(*)Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio é professor da Faculdade de Educação da USP.

(*)Vicente Zatti, pós-doutorando da FEUSP.

Nos siga no Google Notícias