ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Artigos

Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual

Por Mateus Augusto Sutana e Silva (*) | 22/08/2019 15:35

A Deficiência Intelectual, também conhecida como Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, apresenta como característica a limitação nas habilidades mentais gerais que estão atreladas à inteligência, as atividades que envolvem raciocínio, a resolução de problemas e planejamento, dentre outros.

Pesquisas indicam que a deficiência intelectual atinge mais homens, sejam eles crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Uma das características da Deficiência Intelectual está no baixo funcionamento do intelecto, que se apresenta abaixo da média.

No que pese as limitações, estas são significativas e atingem áreas de habilidades como aprendizagem e autogestão, comunicação, habilidades que envolvem a linguagem, a leitura, a escrita, a matemática, o raciocínio, o conhecimento e a memória. Pode afetar também as habilidades sociais e/ou interpessoais.

Importa salientar que a Deficiência Intelectual não é uma doença, mas sim uma limitação. Com isso, é necessário que a pessoa faça acompanhamento médico e que receba estímulos por meio de trabalhos terapêuticos com profissionais como psicólogos, fonoaudiólogo e terapeutas ocupacionais.

Pela relevância, foi criada através da Lei n°13585, de 26 de dezembro de 2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O seu objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão, em todo o Brasil. A data foi pensada para elucidar a condição dessas pessoas de forma a contribuir para a desconstrução de preconceitos e para divulgar quais são as necessidades destas pessoas, seus direitos e os deveres do Poder Público e de toda a sociedade.

Vale ressaltar que o reconhecimento de nossa sociedade, e de uma maneira geral de todo o mundo, de que a pessoa com deficiência deve merecer ações e serviços por parte do Estado e da sociedade civil com vistas a minorar as suas dificuldades, vem crescendo de forma auspiciosa.

Muitas têm sido as conquistas nesse sentido obtidas pelas próprias pessoas com deficiência no Brasil, especialmente no que se refere à legislação, como é exemplo a própria Convenção da ONU, resultado de um trabalho de mais de duas décadas, levado a cabo pelos que militam em favor dos que apresentam alguma deficiência.

É importante deixar claro que as determinações da Convenção da ONU visam assegurar os direitos das pessoas com deficiência, independentemente do tipo da deficiência. No entanto, também é preciso esclarecer que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla ainda continuam em condições de desvantagem mais severas, se comparadas às condições de inclusão social que as demais pessoas com deficiência enfrentam. É de conhecimento geral que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla exigem uma organização mais complexa no que se refere às políticas públicas e à organização social como um todo. Destaque-se a sua necessidade permanente de ações integradas de várias áreas, além das exigências para favorecer a vida familiar e comunitária também apresentarem graus de complexidade diferenciados em relação às demais pessoas.

(*) Mateus Augusto Sutana e Silva é defensor público coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH) da Defensoria Pública de MS. 

Nos siga no Google Notícias