A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

29/10/2013 09:01

Dia do homem

Por Heitor Freire (*)

Hoje, tem dia para tudo: só agora em outubro há previsão de 174 festejos, entre eles dia do nordestino, do carteiro, do poeta, da economia e… da poupança! Divirta-se no da criança, e reze para Nossa Senhora proteger os professores. Tem dia oficial, dia extra-oficial; dia nacional e internacional; dias das categorias profissionais e de incentivar que muita gente faça alguma coisa pró, tipo Dia Internacional pela Prevenção das Catástrofes Naturais (7) ou Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra (27).

Pesquisando o tema busquei em todos os lugares possíveis e imagináveis e também no onisciente Google para encontrar o dia do homem. E achei: O Dia Internacional do Homem é um evento celebrado em 19 de Novembro de cada ano.

As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. No Brasil, desde 1992 de forma não oficial, o Dia do Homem é comemorado em 15 de Julho, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Um dos co-fundadores, Edson Marques, pretende que se altere o nome para Dia do Homem Livre.

A diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, disse que a criação da data é "uma excelente ideia para equilibrar os gêneros". Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, nas famílias e no casamento, e na criação dos filhos.

Ou seja, tem dia para tudo e para todos. Só faltava para o homem. Este ser único, maravilhoso, divino, primeira criação humana de Deus e de quem descende toda a humanidade. Lembremo-nos que também a mulher descende do homem. De uma costela. E para completá-lo: sem a mulher o homem não subsiste.

Ovídio declara que, possuindo porte ereto, "o homem, ao contrário dos animais que voltam suas faces para o solo, levanta os olhos para os céus". Para ele, o homem é o animal mais sagrado - faltava-lhe apenas dominar os outros por meio de uma mente superior. Assim Ovídio escreve sobre a criação do homem na sua obra Metamorfoses, iniciando por "Nasceu o homem":

"Nasceu então o homem. Este, ou o fez de semente divina

aquele artífice do universo, a origem do mundo melhor;

ou então a terra recente, separada há pouco do alto éter,

talvez ainda contivesse sementes do céu, seu parente, terra

que o filho de Jápeto, misturando com água da chuva,

moldou à imagem dos deuses que governam tudo. ".

Caso não houvesse já uma data determinada para o homem, eu iria sugerir que como data adequada para isso, o dia 1º de novembro fosse destinado para essa comemoração. Por quê? Porque é o dia da festa de Todos os Santos, celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Convenhamos: se existe um santo neste planeta, este, sem dúvida alguma é o homem.

Há um dito popular repetido pelos que não querem pagar seus compromissos: “vou pagar no dia de São Nunca”. Assim, devem fazê-lo no dia 1º de novembro porque este dia abrange todos os santos.

Enfim, como já existe o dia, vamos comemorá-lo, e como no Brasil o dia é 15 de julho, vamos deixar para o ano que vem.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis, advogado e jornalista.

Triste boa notícia
A leitura é um dos maiores prazeres da vida. Mergulhar fundo no mar de palavras de belezas naturais, que ficam maravilhosas quando juntadas com maest...
Fim do Ministério do Trabalho: avanço ou supressão de direitos?
Numa eleição marcada por antagonismos e forte polarização, todo ato do presidente eleito tem sido motivo de fortes críticas, com especial endosso e e...
Brasil — Vocação para o progresso
Nas comemorações dos 129 anos da Proclamação da República, reflitamos sobre o papel do Brasil no contexto mundial, que é também o de iluminar as cons...
Eu sou eu e...
A busca de orientação para nortear nossas vidas nos proporciona caminhos os mais variados. Na medida em que essa busca se realiza por meios que se ba...


Temos que fazer uma grande campanha, para que o dia do homem seja comemorado no dia 1º DE NOVEMBRO.
 
ademir rodrigues em 29/10/2013 10:08:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions