ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Impactos ambientais do ecoturismo

Amanda Micheli Mariano de Melli (*) | 26/07/2021 08:30

A relação homem e natureza advém dos primórdios da humanidade. Porém as particularidades dessas relações se alteraram com o tempo, o processo civilizatório ao qual o homem sempre esteve sujeito.

O processo de civilização estabeleceu o conceito de desempenho por meio da implementação de atividades altamente alteradoras do ambiente, o que, em última instância, leva ao processo de urbanização e produz externalidades que afetam profundamente o equilíbrio da biosfera. Portanto, a forma de uso do solo ultrapassou o limite ecológico, reduzindo o estoque de recursos não renováveis e a capacidade de renovação de recursos renováveis, poluindo a água, a atmosfera e o solo.

A reflexão sobre a situação atual e os custos ambientais do modelo de desenvolvimento econômico imposto têm alertado a sociedade para a necessidade de repensar esse modelo. No processo de busca de uma solução para a crise ambiental, é necessário a sociedade ajustar as atividades econômicas para atender às necessidades de proteção ambiental. Nessa circunstância, o turismo se destaca como uma atividade capaz de promover o crescimento econômico com base na sustentabilidade ambiental, compatibilizando seu uso com a proteção dos recursos naturais

Visto isso nasceu o ecoturismo é conceitualmente entendido como uma forma de viagem, que combina o compromisso com a proteção da natureza e a responsabilidade social dos viajantes com o meio ambiente que visitam. O ecoturismo ajuda a reduzir o impacto negativo das atividades turísticas nas áreas visitadas ou pelo menos essa era a intenção.

 Ademais o ecoturismo tem um impacto positivo importante nas atividades turísticas. Ajuda a criar áreas, planos e entidades de proteção ambiental, a desenvolver atividades e programas de educação ambiental para crianças, adultos, turistas e moradores.

Por outro lado, o impacto negativo das atividades de ecoturismo é muito semelhante ao do turismo em geral. Na ausência de instalações de saneamento básico, o lançamento de esgoto "in natura" causa poluição, além da poluição sonora, atmosférica, do solo e da água. Nessa mesma proporção, também fica em evidência o acúmulo de lixo em diversos locais. Além disso o uso de sabonetes e detergentes em rios e cachoeiras pode prejudicar a qualidade da água e a sobrevivência de peixes ou plantas aquáticas e poluição de mananciais.

A erosão em taludes pode ocorrer devido à drenagem inadequada ou falta de infraestrutura adequada nas trilhas, caça ilegal e pesca, incêndios criminosos, desmatamento para construção de infraestrutura. Os turistas podem alimentar os animais com produtos de conservantes ou outras substâncias estranhas à dieta selvagem que podem causar doenças que podem levar à morte de animais selvagens.

Desse modo a construção de infraestrutura e qualidade nas estadias em busca de conforto podem contrastar muito com o ambiente natural gerando uma desnaturação das tradições e costumes das comunidades também são registradas, incluindo os ritos e mitos frequentemente transformados em shows para turistas.

Dessa forma a atividade turística em geral tem grande potencial, mas envolve necessariamente obras de infraestrutura e estudos e planejamento que permitam intervenções relevantes para organizar a atividade.

A simples exibição não intencional de tempo e dinheiro, as diferentes maneiras e a migração das populações locais regionais é um problema a ser gerenciado a fim de evitar a interrupção entre os turistas e a comunidade anfitriã.

(*) Amanda Micheli Mariano de Mello é estudante de Engenharia Ambiental na UFMS.

Nos siga no Google Notícias