ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Artigos

Mestrado em Antropologia na UFGD?

Por Jorge Eremites de Oliveira (*) | 20/01/2011 06:09

Criada em 2005 e implantada em 2006, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) se consolidou como a melhor universidade de Mato Grosso do Sul e uma das melhores do país, segundo dados apresentados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O mérito desse sucesso se deve a um conjunto de fatores, dentre os quais a competência do trabalho silencioso, criativo e comprometido de professores e técnicos administrativos.

A qualidade aferida à UFGD não tem sido verificada apenas em cursos de graduação. Também é reconhecida para cursos de especialização, mestrado e doutorado. No final de 2010, por exemplo, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao MEC, aprovou e autorizou a implantação do mestrado em Antropologia na instituição.

Trata-se de um programa de pós-graduação stricto sensu que possui área de concentração em Antropologia Sociocultural (Social + Cultural) e três linhas de pesquisa, a saber: 1) Etnicidade, diversidade e fronteiras; 2) Etnologia indígena, educação e interculturalidade; 3) Arqueologia, patrimônio cultural e etno-história. Com isso a UFGD atende a antigas e novas demandas regionais e suprarregionais.

Mas ao contrário do que se possa pensar em um primeiro momento, a Antropologia não estuda apenas as sociedades indígenas, tampouco o antropólogo é uma espécie de Indiana Jones. De um ponto de vista holístico, a Antropologia é uma ciência social que estuda o ser humano em sua complexidade sociocultural e biológica.

Além disso, cumpre registrar ainda que a procura por antropólogos tem sido crescente no Brasil e em outros países. Exemplo disso são as demandas apresentadas para o ensino superior em geral, órgãos governamentais (FUNAI, INCRA, FUNASA, Ministério Público Federal, prefeituras etc.), ONGs e empresas privadas (licenciamento ambiental, consultoria científica etc.).

Isso mesmo, até em empresas privadas existe a procura pelo trabalho de antropólogos, sobretudo para a chamada Antropologia Empresarial. Trata-se de um subcampo dedicado ao estudo do comportamento dos consumidores, motivo pelo qual o mesmo entrou para o mundo dos negócios, conforme apontado no artigo “Antropólogos, a arma secreta das empresas”, de Ana Rita Faria, publicado em 17/04/2009 no suplemento Economia da revista portuguesa Público.

Não por menos, portanto, televisores, notebooks, automóveis, brinquedos e uma infinidade de produtos e serviços são desenvolvidos e comercializados mundo afora a partir, também, de pesquisas antropológicas. Microsoft, Nokia, IBM, Intel, Lego, Adidas, Coca-Cola, Xerox, Dell e Electrolux são algumas das multinacionais que se valem de estudos antropológicos para o desenvolvimento, lançamento e comercialização de produtos e serviços.

Não obstante a essa realidade, o mestrado em Antropologia da UFGD estará voltado para demandas regionais e suprarregionais ligadas, sobretudo, à nossa sociodiversidade, o que por si só já é algo bastante complexo e desafiador.

(*) Jorge Eremites de Oliveira é doutor em História/Arqueologia pela PUCRS e professor associado da UFGD (eremites@uol.com.br).

Nos siga no Google Notícias