ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

O que é Bullying?

Lucimar Couto | 26/04/2011 06:04

Dá-me a tua mão: Vou agora te contar como entrei no inexpressivo

"Cecília Meireles"

Bullying são todas as formas de atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam o outro com ações como; comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém causando dor emocional, pautada na relação de desigualdade com a vitima.

Tem como característica peculiar a intimidação. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, descobriu-se que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que portanto, Bullying era um mal a combater.

Geralmente os pais e a escola não davam muita atenção para o fato, pois achavam as ofensas bobas em demasia para terem maiores conseqüências.

As pessoas que são atingidas, não dispõem de recursos ou instrumentos internos afetivos para reagirem ou fazerem cessar os atos danosos contra si.

Tem um forte sentimento de insegurança que os impede de solicitar ajuda. São indivíduos sem esperanças quanto as possibilidades de se adequarem ao grupo.

A baixa auto-estima é agravada por intervenções críticas ou pela indiferença dos adultos sobre seu sofrimento. Alguns crêem serem merecedores do que lhes é imposto. Tem poucos amigos, são passivos, quietos e não reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos.

Muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam-se a ir para a escola, chegando a simular doenças. Trocam de colégio com freqüência, ou abandonam os estudos. Há jovens, que por extrema depressão acabam tentando ou cometendo o suicídio.

As testemunhas, representadas pela grande maioria dos alunos, convivem com a violência e se calam em razão do temor de se tornarem as "próximas vítimas".

Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, muitas delas podem sentir-se incomodadas com o que vêem e inseguras sobre o que fazer. Algumas reagem negativamente diante da violação de seu direito a aprender em um ambiente seguro, solidário e sem temores.

Tudo isso pode influenciar negativamente sobre sua capacidade de progredir acadêmica e socialmente. A sala de aula e principalmente no recreio é onde ocorre o maior violência psicológica.

Pais dialoguem com seu filhos, procurem sempre acompanhá-los juntos a escola e a tenha como sua aliada. Observem o comportamento do seu filho e caso esteja sendo vitima de Bullying, procure ajude de um profissional especializado como psicólogo para fortalecer seu ego e superar tais seqüelas afetivas.

(*) Adriana Camargo do Nascimento é psicóloga, pesquisadora das causas depressivas.

Nos siga no Google Notícias