ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Os desafios da política indigenista no governo atual

Por Stephen G. Baines (*) | 26/02/2019 10:28

Os direitos dos povos indígenas, dos quilombolas e de outras populações tradicionais enfrentam enormes desafios no momento atual, em que o Brasil está passando por um período de insegurança jurídica a partir dos discursos do presidente da República contrários às demarcações de terras.

Durante sua campanha eleitoral, e desde a posse de Jair Bolsonaro, os ataques aos direitos indígenas se intensificaram, desrespeitando o Artigo 231 da Constituição Federal de 1988, que assegura aos povos indígenas a demarcação das terras que tradicionalmente ocupam.

Os ataques atendem a políticas para a reprimarização da economia brasileira dentro do modelo neoliberal e visam abrir caminho para a expansão do agronegócio, incentivando invasões de terras indígenas, além da expansão do setor de mineração, madeireiro e os grandes projetos de hidrelétricas.

Desde o seu primeiro dia, o governo atual atacou de forma visceral os direitos indígenas por meio da Medida Provisória 870, de 1º de janeiro de 2019, que transfere a competência para demarcação de terras indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura, esvaziando a Funai deste atributo e subordinando as terras indígenas diretamente aos interesses da Frente Parlamentar da Agropecuária ou bancada ruralista. Ao mesmo tempo, o que restou da Funai foi transferido do Ministério da Justiça para o novo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humano.

Há alguns anos, a bancada ruralista vem ganhando espaço dentro do Congresso Nacional, aliada a grandes consórcios de empresas de agronegócio, mineração e hidrelétricas com ataques aos direitos indígenas por meio de proposições legislativas, entre as quais o PEC 215/2000, visando passar o atributo de demarcações de terras indígenas da Funai para o Congresso Nacional com intenção de paralisar as demarcações de terras indígenas; a PLP 227/12, a PEC 237/13, a PEC 038/99, entre outras.

Em 2015, a CPI Funai/Incra 2 propõe a criminalização de lideranças indígenas e quilombolas, além de antropólogos e outros que defendem esses direitos, e o Parecer AGU n. 001 de 2017 tenta impor a tese do “marco temporal”, desta maneira criando argumentos anticonstitucionais que visam suspender as demarcações.

Nos últimos anos, as revisões de leis e o desmonte das instituições responsáveis pela proteção dos direitos indígenas e quilombolas e do meio ambiente visam à criminalização de movimentos sociais, lideranças, entidades de apoio e pesquisadores para atender aos interesses de grandes corporações apoiadas pelo Estado interessados em invadir e explorar as terras indígenas.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) recorreu à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando uma ação judicial contra a MP 870 por atribuir ao Ministério da Agricultura a demarcação das terras indígenas. É fundamental lembrar que o problema de terras no Brasil não é o fato de que 13,8% das terras do país são reservadas aos povos indígenas, mas a concentração das terras nas mãos de latifundiários.

(*) Stephen G. Baines é professor titular do Departamento de Antropologia (DAN/UnB), dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Antropologia e do Departamento de Estudos Latino-americanos (ELA/UnB). Pesquisador do CNPq e coordenador do Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI) DAN/UnB.

Nos siga no Google Notícias