ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Reflexões de um País que trapaceia

Alexandre Pereira | 03/09/2017 09:34

Calma! Antes de criticar esse texto pelo seu título leia atentamente onde quero chegar, pois, desde criança ouço que “o Brasil será o país do futuro”. Entretanto, depois de todos esses anos e observando um ponto crucial de nossa sociedade é possível afirmar que continuando do jeito que estamos nunca chegaremos a lugar algum.

O ponto crucial dessa afirmação é devido ao famoso “jeitinho brasileiro” que a primeira vista parece ser algo pequeno e até superficial. No entanto, a realidade é que a maioria do povo brasileiro não tem apenas um “jeitinho”, pois, na verdade o que existe é falta de integridade!

Como podemos ser o país do futuro enquanto a maioria quer tirar vantagem em tudo, sempre na malandragem do mais fácil. Sem contar aqueles que vivem lesando os demais nas pequenas ações do dia a dia e não é por menos que estrangeiros ficam abismados com a depredação e o comportamento geral do “tupiniquim”.

Essa falta de integridade resulta em um inegável baixo nível civilizatório. Ou seja, parece que boa parte da população não teve sequer a educação básica para não prejudicar o que é seu. Uma reflexão indigesta nessa questão é analisar qual o papel da educação como um todo para permitir que o “jeitinho” deixasse de ser exceção para ser um de nossas referências internacionais.

Um exemplo do que acabo de me referir vem dessa foto abaixo tirada no Canadá.

O que aconteceu é que uma das estações do metrô canadense estava com as catracas quebradas e sem funcionários no local e o que se vê na foto é o que isso resultou. Mesmo não funcionando as pessoas pagaram deixando as moedas e dinheiro em cima da catraca quebrada. E se fosse no Brasil? Entendeu agora quando nos referimos a uma população com caráter?

Que fique bem claro: enquanto não houver integridade real e genuína o Brasil não será referência em nenhuma parte do mundo. Algum desavisado pode até dizer que somos uma das maiores economias do mundo... Ora, isso não tem nada a ver com dinheiro ou questões econômicas.

O Brasil, por exemplo, vem atuando no combate a corrupção por alguns segmentos do judiciário, mas, ao mesmo tempo, observam as incoerências e politicagens do Supremo Tribunal Federal que deixam a população ainda mais desacreditada. Afinal, se mesmo a criminalidade mais ostensiva acaba no acostamento da impunidade, o que pensar sobre os exemplos deixados para a população?

Já pensou o mundo sendo governado ou inspirado de acordo com nossos meios ou nosso modus operandi? A intenção aqui não é ficar falando mal da maioria dos brasileiros que agem dessa forma, pois meu real intento é que as pessoas se conscientizem e se tratem dessas posturas atuais. Vamos entender de uma vez que sem integridade não vamos a lugar algum.

*Alexandre Pereira é colaborador da página Obvious

Nos siga no Google Notícias