ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Artigos

Um estranho Congresso das CEBs

Por Gregorio Vivanco Lopes (*) | 13/04/2014 10:43

As chamadas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), há muito vinham vegetando. No final de 2013, porém, trombeteou-se aos quatro ventos que as CEBs ressuscitavam. Assim, realizaram elas um congresso em Juazeiro do Norte (CE) de 7 a 11 de janeiro último, intitulado 13º Intereclesial.

Segundo a propaganda feita, tal ressurreição se tornara possível devido ao impulso que lhes vinha da política posta em prática pelo Papa Francisco. Parecia confirmar essa assertiva, entre outros fatores, a realização, pouco antes do 13o Intereclesial, de um simpósio no Vaticano, mais precisamente na Pontifícia Academia de Ciências, com a presença de marxistas notórios, especialmente convidados, como João Pedro Stédile e Juan Grabois.

O site da CNBB anunciava exultante: “Pela primeira vez em sua história, um Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) recebe uma mensagem de um papa”.(1)

E o “Osservatore Romano” publicava, em 10 de janeiro, uma longa entrevista com importante assessora das CEBs, a missionária xaveriana Tea Frigerio. No jornal do Vaticano esta religiosa parece prescindir de sacerdotes até para a celebração da Missa: “A vida de uma comunidade eclesial de base concentra-se na celebração dominical da Palavra feita pelos leigos”.(2)

Por sua vez, o conhecido entusiasta das CEBs, Frei Betto, deixou claro que as CEBs não são católicas, pois “ressalta que nas CEBs que ele conhece tem gente do candomblé e até gente que não tem fé, mas gosta de frequentar a comunidade, ‘As CEBs são muito mais interreligiosas do que ecumênicas’”.(3)

Em carta aos participantes, os Bispos presentes ao congresso assim se expressaram: “Nós, bispos participantes do 13º Intereclesial de CEBs, em número de setenta e dois [...] Muito nos sensibilizaram os gritos dos excluídos que ecoaram neste 13º intereclesial: gritos de [...] tantas pessoas que sofrem as consequências do agronegócio, do desmatamento, da construção de hidrelétricas, da mineração, das obras da copa do mundo, da seca prolongada no nordeste, do tráfico humano”(4).
E o sociólogo Pedro A. Ribeiro de Oliveira (5) criticou a economia capitalista, bem como uma pretensa caça às bruxas que estaria havendo: “Hoje são caçados terroristas, bandidos, traficantes e outros marginais vistos como responsáveis por esse mal-estar”. O texto é desconcertante! Deveria haver liberdade para os terroristas, traficantes, bandidos?

A mensagem do Papa Francisco mereceu uma resposta dos participantes, aprovada por aclamação. O texto é dirigido não ao Papa, mas ao “querido irmão, bispo de Roma e pastor primaz da unidade [...] Nós lhe agradecemos por fazer do ministério papal uma profecia contra a economia de exclusão, que hoje domina o mundo”.(6)
Como isso tudo é diferente da pregação do santo José de Anchieta, Apóstolo do Brasil!

(*) Gregorio Vivanco Lopes é advogado e colaborador da ABIM

Nos siga no Google Notícias