ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artigos

Uma escola e muitas histórias

Rejane Candado e Dulceli Tonet Estachescki (*) | 22/06/2021 08:37

Como educadoras e pesquisadoras queremos destacar hoje, um lugar que nos é caro. Uma escola. Quem de nós não recorda daquela fotografia sentada numa mesinha, com um caderno aberto e um globo ao lado? Um tempo em que fotografias eram raríssimas, bem diferente dos milhares de selfies que temos hoje em nossas redes sociais.

E aqui entra a Escola Antônio Joaquim de Moura Andrade, conhecida carinhosamente como Morcegão. A primeira escola pública de Nova Andradina, segundo João Carlos Zoti (2015), que inferiu que a história da escola está imbricada com a formação social do município de Nova Andradina, pois ambas, município e escola tiveram o ano de 1958 como ano de sua criação. De 1958 pra cá, são 63 anos de infinitas histórias guardadas nas memórias de tantos/as Nova Andradinenses e outros/as, que foram fazendo desta terra, seu lugar de afetos.

 Olhando para as fotografias escolhidas para ilustrar o texto, vocês como nós, imaginam o período da construção, professores/as, crianças correndo pelo pátio, uma roda de ciranda, queimadas, bete, passa anel, e brincadeiras recentes no celular, futebol, risos...

Ouvir as Histórias, consultar os arquivos, os documentos, juntar fotografias, compartilhar mesmo que em espaço virtual, demonstra o quanto a escola e suas atividades, marcaram vidas e imprimiram na cidade um pacto com a cultura e valorização da educação desde o início. Que venham outras postagens e que esse espaço da Escola, que por sinal se constitui em um belíssimo e raro exemplar de construção em madeira em meio a tantas construções em concreto, seja ocupado com alegria, afeto, abraços e novas histórias quando esses tempos pandêmicos passarem.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Fonte: Comunidade virtual Facebook, Nova Andradina no Passado. Acesso em: 10 de junho de 2021.

(*) Rejane Candado e Dulceli Tonet Estachescki são docentes do curso de História da  UFMS/CPNA.

Nos siga no Google Notícias