ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEGUNDA  12    CAMPO GRANDE 25º

Saúde e Bem-Estar

Ônibus do Hemosul irá percorrer MS para ampliar coleta de sangue em 20%

Unidade tem capacidade para coletar 100 doações por dia e faz primeiro atendimento em fevereiro

Por Silvia Frias e Geniffer Valeriano | 12/01/2026 11:09
Ônibus do Hemosul irá percorrer MS para ampliar coleta de sangue em 20%
Adriano de Souza foi "cobaia" da primeira coleta feita na unidade móvel do Hemosul, entregue hoje (Foto: Henrique Kawaminami)

Uma unidade móvel do Hemosul irá percorrer o Estado a partir de fevereiro com o objetivo de ampliar a coleta entre 15% e 20%, atualmente com  média de 4,6 mil por mês. Por dia, poderão ser feitas até 100 doações no veículo, que poderá atender prefeituras e empresas interessadas em realizar campanhas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hemosul de Mato Grosso do Sul recebeu uma unidade móvel que percorrerá os 79 municípios do estado a partir de fevereiro. O objetivo é aumentar entre 15% e 20% o número de doações de sangue, que atualmente tem média mensal de 4,6 mil coletas. O veículo, adquirido por meio de emenda federal de R$ 3,3 milhões, tem capacidade para realizar até 100 doações diárias. A unidade móvel é equipada com ar-condicionado, geladeiras para conservação das bolsas de sangue e cinco cadeiras individuais com televisão para os doadores. Empresas e instituições interessadas em receber o ônibus deverão cumprir requisitos mínimos, como disponibilidade de rede elétrica adequada, seguindo um checklist que será disponibilizado no site do Hemosul.

A entrega foi realizada hoje, no estacionamento do Hemosul, com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, os secretários de Saúde Maurício Simões (MS) e Marcelo Vilela, de Campo Grande, e o deputado federal Geraldo Resende (PSDB).

A unidade móvel permite até cinco doações simultâneas. O ônibus é equipado com ar-condicionado, geladeiras para conservação das bolsas de sangue e cadeiras individuais com televisão, para dar mais conforto aos doadores.

A coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawada Torres, explica que este mês ainda será de estruturação. Para receber a unidade, empresas e instituições precisarão cumprir critérios mínimos, como disponibilidade de rede elétrica adequada. Um checklist está sendo finalizado e será disponibilizado no site do órgão.

Ônibus do Hemosul irá percorrer MS para ampliar coleta de sangue em 20%
Unidade tem capacidade para 100 coletas por dia (Foto: Henrique Kawaminami)

“As empresas têm de cumprir minimamente esse checklist para que a gente possa efetivamente realizar essa campanha”, explicou. “Logicamente, tem que ser realizado um agendamento, provavelmente vai ter bastante solicitação, assim esperamos”, diz.

O deputado federal Geraldo Resende, responsável pela emenda que viabilizou o projeto, ressaltou o impacto direto da iniciativa. O repasse federal foi de R$ 3.365.625,00. “Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Não é só o sangue, mas os componentes que são essenciais para tratar doenças cujo único caminho é o acesso aos hemoderivados”, afirmou.

Para Carlos Alberto Rezende, o Carlão, do Instituto Sangue Bom, que recebeu um transplante de medula óssea há dez anos, o ônibus funciona como um acelerador do sistema. “Uso uma palavra simples: gratidão. O ônibus é como uma enzima, acelera o processo entre quem doa, quem trata o sangue e quem precisa dele”, disse.

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, destacou que hoje a maior parte das doações ocorre em apenas 10 a 15 municípios com estrutura para coleta. “Agora, com essa unidade móvel, vamos poder circular pelos 79 municípios e captar sangue de uma população de mais de 3 milhões de pessoas”, afirmou.

Ônibus do Hemosul irá percorrer MS para ampliar coleta de sangue em 20%
"Zé Sanguinho" posa para fotos em frente ao ônibus foi adquirido por meio de emenda federal (Foto: Henrique Kawaminami)

Durante a entrega, foi realizada uma doação simbólica. O servidor público Adriano Souza, 45 anos, já é doador há cerca de 20 anos. “Antes tinha medo, hoje é tranquilo; você pode salvar vidas”, diz. Ele conta que convidou amigos e familiares para que sejam doadores.

O servidor público Cleomar Santos faz doação há 37 anos. Diz que começou porque queria folga no Carnaval e, enquanto esperava para doar, conheceu histórias de pessoas que estavam no centro por amigos ou familiares e se sensibilizou. Passou a ser frequentador assíduo do Hemosul. “Hoje eu nem uso o dia de folga”, contou.

A logística prevê que a maioria das coletas feitas pela unidade móvel retorne para Campo Grande para exames e processamento. Em algumas regiões, como Dourados e Ponta Porã, que já têm estrutura própria, o material pode permanecer na macrorregião, conforme a demanda.

Ônibus do Hemosul irá percorrer MS para ampliar coleta de sangue em 20%
Previsão é que unidade atenda prefeitura e empresas (Foto: Henrique Kawaminami)


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.