Famílias sofrem com alagamentos recorrentes e cobram solução definitiva
Segundo dados do Cemaden, nas últimas 24 horas foram registrados 26 mm de chuva na região
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Famílias que vivem em área de invasão próxima ao Córrego Segredo, em Campo Grande, enfrentam alagamentos recorrentes durante períodos chuvosos. Cerca de 20 famílias são afetadas, perdendo móveis e enfrentando problemas com água contaminada, além da presença de animais peçonhentos. O Inmet emitiu alerta de tempestade para a região, com previsão de até 50 mm de chuva por dia e ventos de até 60 km/h. As famílias, inscritas na Agência Municipal de Habitação, aguardam solução definitiva para o problema que persiste há anos.
A chuva de ontem alagou casas no Jardim das Cerejeiras, em Campo Grande, causando transtornos a famílias que vivem na região. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
Conforme relata Thaynara Cantero Souza, de 30 anos, serviços gerais, moradora da Rua Dona Maria Panucci do Amaral há 10 anos com o esposo e dois filhos, de 10 e 5 anos, os alagamentos são recorrentes sempre que o Córrego Segredo transborda.
Ela afirma que cerca de 20 famílias vivem em área de invasão e enfrentam a mesma situação. Apesar de estar inscrita na Ehma (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), ainda não recebeu moradia adequada. “Já perdi cama, colchão, guarda-roupa. Temos água de poço, mas quando chove não podemos beber. Precisamos pegar água com vizinhos ou comprar, porque a água do poço fica imprópria”, disse.
Outro relato é de Kamilly Sarath Martinez, de 22 anos, mãe de três filhos, que também sofre com os alagamentos. “Ontem mesmo perdi muitas coisas, tenho criança pequena de colo. Queremos algum espaço seguro para viver, porque, além da água contaminada, aparecem escorpiões e cobras. É desesperador”, contou.
As duas afirmam que mantêm suas inscrições na Ehma e aguardam uma solução definitiva para a situação que se repete há anos. A reportagem entrou em contato com a prefeitura e aguarda posicionamento.
Segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), nas últimas 24 horas foram registrados 26 mm de chuva na região.
Apesar do sol nesta manhã, a chuva deve continuar. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso de tempestade para esta segunda-feira (11), com grau de severidade “perigo potencial”, válido das 9h10 às 23h59. São esperados 20 a 30 mm/h de chuva, podendo chegar a 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo, com risco de cortes de energia, queda de galhos e alagamentos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

