ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Além da Fiems, Polícia Federal esteve em prédio na frente de shopping

A ação comandada pela PF do Pernambuco que investiga corrupção envolvendo o Ministério do Turismo e o Sistema S, tinha dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande

Anahi Zurutuza, Kerolyn Araújo e Ronie Cruz | 19/02/2019 10:17
Edifício Manoel de Barros, endereço do 2º mandado de busca expedido para a Operação Fantoche (Foto: Marina Pacheco)
Edifício Manoel de Barros, endereço do 2º mandado de busca expedido para a Operação Fantoche (Foto: Marina Pacheco)

Além de cumprir mandado de busca e apreensão no prédio onde funcionam o Sesi, o Senai e a Fiems, no Bairro Amambaí, equipe da PF (Polícia Federal) esteve no Edifício Manoel de Barros, a Rua Príncipe Ranier, entre a Via Parque e a antiga Rua Furnas, em frente ao Shopping Campo Grande.

O Campo Grande News apurou que até 2015, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Marcolino Longen, morava no condomínio de luxo, mas atualmente reside em outro prédio.

A reportagem confirmou que agentes estiveram no Manoel de Barros, mas a PF não divulgou se Longen era o alvo do 2º mandado de busca.

No início da manhã, a reportagem entrou em contato com o presidente da federação, Sérgio Longen, que pediu para retornar a chamada e logo desligou.

O Campo Grande News também tentou falar com o presidente na Fiems, mas a portaria impediu que a equipe subisse. A assessoria de imprensa informou apenas que a federação vai se manifestar por meio de nota.

Policiais federais deixando o prédio onde funciona a Fiems, o Sesi e o Senai (Foto: Henrique Kawaminami)
Policiais federais deixando o prédio onde funciona a Fiems, o Sesi e o Senai (Foto: Henrique Kawaminami)

A operação – A Fantoche, operação comandada pela Polícia Federal do Pernambuco que investiga corrupção envolvendo o Ministério do Turismo e o Sistema S, tinha dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande.

Na Casa da Indústria, o onde estão o Sesi e o Senai, ambos ligados à Fiems, na Avenida Afonso Pena, no Bairro Amambaí, equipe da PF passou cerca de 3 horas.

A ação, que conta com colaboração do TCU (Tribunal de Contas da União), investiga organização criminosa que cometeu crime contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

O esquema de corrupção envolve um grupo de empresas controladas por uma mesma família que tem contratos e convênios com o Ministério do Turismo e entidades do Sistema S. Estima-se que o grupo empresarial lucrou pelo menos R$ 400 milhões em 17 anos, de 2002 até agora.

Além de Campo Grande, também foram emitidos mandados para cumprimento em cidades de outros seis estados – dentre elas, Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Brasília (DF), Maceió (AL), Campina Grande (PB) e São Paulo (SP).

São no total 10 mandados de prisão temporária e 40 de busca. Só no Pernambuco, são 23 ordens judiciais – sete para prender e 23 para vasculhar endereços.

A operação prendeu o presidente da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Robson Braga. Longen é um dos vice-presidentes da entidade. 

Sistema S - É o nome dado ao conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais, estabelecidas pela Constituição - Sesi, Senai, Sebrae, Senac, Senar, Sest, Senat, Sesc e Sescoop.

Matéria editada para acréscimo de informação às 11h07.

Nos siga no Google Notícias