ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

“Estamos mexendo com pessoas sem escrúpulos”, diz Reinaldo sobre milícia

Azambuja comentou revelação de que alvos do Garras e Gaeco teriam planejado matar "de picolezeiro a governador"

Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 03/10/2019 09:32
Governador Reinaldo Azambuja comentou sobre reforço na própria segurança durante coletiva em Aquidauana (Foto: Paulo Francis)
Governador Reinaldo Azambuja comentou sobre reforço na própria segurança durante coletiva em Aquidauana (Foto: Paulo Francis)

Diferente da postura cautelosa que tomou na terça-feira (1º), quando se manifestou pelas primeira vez sobre a Operação Omertà, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) não economizou nas palavras nesta quinta-feira (3) durante entrevista coletiva em Aquidauana. “Estamos mexendo com pessoas sem escrúpulos”, disparou o chefe do Executivo estadual ao ser perguntado sobre se reforçou a própria segurança.

As prisões de Jamil Name e do filho, conhecido como Jamilzinho, apontados por investigação como líderes de milícia armada que atua em Mato Grosso do Sul, trouxe à tona suposto plano de execuções de desafetos da família. Nos autos dos pedidos de prisão e busca e apreensão, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) destaca diálogo atribuído a Jamil Name Filho e uma mulher, em abril do ano passado, no qual ele diz estar preparando “a maior matança da história do MS” e que os alvos são “de picolezeiro a governador”.

Reinaldo disse estar “muito tranquilo” e que é dever do Estado “enfrentar as organizações criminosas, pistolagem e milícias, apurando e punindo”. Mas, não negou estar preocupado com a segurança. “Existe toda uma precaução”.

Cortar na carne – O governador também não deixou de comentar o fato da milícia alvo da operação ter integrantes em quase todas as forças policiais. No que diz respeito ao Estado, ele garantiu que vai “cortar na própria carne”.

“Vamos excluir a banda pobre da polícia que trabalha para o crime organizado”, frisou. O chefe do Executivo completou dizendo que “ninguém está acima da lei”.

“A lei é para todos, existe uma investigação, uma operação que prendeu policiais que mostra que a nossa Corregedoria está funcionando”, comentou.

A Omertà, deflagrada na sexta-feira (27) pela Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo à Banco, Assaltos e Sequestros) e pelo Gaeco, prendeu três policiais civis da ativa: Márcio Cavalcanti da Silva, a Derf (Delegacia Especializada de Justiça e Segurança Pública), Frederico Maldonado Arruda, da Polinter (Delegacia Especializada de Polinter e Capturas) e Elvis Elir Camargo Lima, lotado no 1º DP de Ponta Porã. Os três já estão afastados dos cargos.

Dentre os presos, há também policiais aposentados, militar do Exécito, policial federal e guardas municipais.

Nos siga no Google Notícias