ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Omertà destaca estilo “fortaleza” em segurança na cobertura de empresário

As portas tinham grades de aço, eram reforçadas e com fechaduras mais seguras

Aline dos Santos e Silvia Frias | 03/10/2019 09:54
Porta principal de apartamento, no bairro Santa Fé, tinha grade de aço. (Foto: Reprodução)
Porta principal de apartamento, no bairro Santa Fé, tinha grade de aço. (Foto: Reprodução)

Relatório da operação Omertá, que detalha o mandado de busca e apreensão na cobertura do empresário Jamil Name Filho, classifica o imóvel, em edifício no bairro Santa Fé, como uma fortaleza. A ordem judicial foi cumprida na última sexta-feira (dia 27), das 6h às 9h27. Na chegada, a surpresa foi com a segurança do apartamento.

Na entrada principal, as equipes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar se depararam com uma grade de aço de proteção, reforçada e com diversas fechaduras. A grade protege a porta original, que também é reforçada e com diversas fechaduras, do tipo trio tetra (com travas de segurança).

Diante do aparato, as equipes foram para a segunda porta de entrada, destinada a funcionários. A porta também tinha grade de proteção de aço e fechaduras de segurança. Imagem anexada ao relatório indica arrombamento, mas não há informações no documento de como foi o acesso ao local.

“Adiante, após esforços das equipes para adentrar na fortaleza do 'Jamilzinho' ainda, se depararam com outras portas de acesso a cômodos do diligenciado, que se encontravam fechadas, com os sistemas de fechaduras ‘trio tetra’, e extremamente reforçadas”.

As buscas seguiram para o depósito no estacionamento (subsolo) do edifício, cada compartimento tem o número do respectivo apartamento. Foi encontrado um suporte de armas de fogo de cano longo (escopeta, fuzil, carabina), que estava vazio. O suporte e a parede tinham marcas de uso.

O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assalto e Sequestros) tem um suporte similar em sua sala de armas. Também foram anexadas imagens de internet de suportes de madeiras para guarda de armamento.

Em 19 de maio, um domingo, a investigação aponta que houve retirada de caixas, pastas e mala da cobertura. A movimentação foi registrada nas câmeras do circuito interno do edifício. Neste mesmo dia, foi apreendido arsenal com o então guarda municipal Marcelo Rios.

Ele foi preso na rua Rodolfo José Pinho, no Jardim São Bento, próximo ao residencial onde o empresário Jamil Name e o filho foram presos em 27 de setembro. Os dois são apontados como líderes de organização criminosa atuante em milícia e grupo de extermínio. 

Na sequência, foi  localizado o arsenal de guerra na rua José Luís Pereira, no Jardim Monte Líbano. Documento anexado ao procedimento mostra que o imóvel foi comprado em 2017 por Jamil Name.

As armas apreendidas logo chamaram atenção por incluir fuzil, modelo similar ao usado em três execuções na Capital. A operação foi realizada pelo Gaeco, força-tarefa da Polícia Civil que investiga execuções, Garras, Batalhão de Choque e Bope. Omertà é um código de honra da máfia italiana, que faz voto de silêncio.

Porta de entrada de serviço do apartamento. (Foto: Reprodução)
Porta de entrada de serviço do apartamento. (Foto: Reprodução)
Suporte instalado na parede do depósito de apartamento. (Foto: Reprodução)
Suporte instalado na parede do depósito de apartamento. (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias