ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Abrasel pressiona governo para reduzir toque de recolher entre 9 a 13 de junho

Bares e restaurantes querem abrir até às 23h durante data alegando pedido de sobrevivência do setor

Gabriela Couto | 08/06/2021 10:09
Dia dos Namorados pode ser de prejuízo para empresários segundo a Abrasel se governo do Estado não ampliar o toque de recolher (Foto Divulgação)
Dia dos Namorados pode ser de prejuízo para empresários segundo a Abrasel se governo do Estado não ampliar o toque de recolher (Foto Divulgação)

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul) encaminhou ao governo do Estado um ofício pedindo a ampliação do horário do toque de recolher no período de 9 a 13 de junho, em virtude do Dia dos Namorados.

Apesar da superlotação de leitos, com 6% acima da capacidade na Capital, os empresários alegam que a data considerada uma das melhores do ano para a movimentação econômica do setor pode sofrer impactos com o atual horário de restrição de circulação. A associação pede  mudança do toque de recolher das 21h para às 23h.

Segundo o levantamento apresentado pela Abrasel, 77% dos bares e restaurantes trabalharam no prejuízo em abril e 75% demitiram funcionários nos primeiros meses do ano devido a crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

O presidente da Abrasel MS, Juliano Wertheimer, reforçou que o setor, especialmente os que atendem o horário noturno, tem sofrido com o toque de recolher e os fechamentos. “Temos mantido o diálogo com o Governo para termos um equilíbrio. Porém, sabemos que o toque de recolher como está, nesta data em especial, aumenta o prejuízo para o setor. Duas, até mesmo uma hora a mais, faz muita diferença”, pontuou.

Para o presidente, muitos estabelecimentos podem não suportar as dificuldades. “Temos casos de empresários que chegaram ao limite e se não puderem recuperar um pouco dos prejuízos com essa data que sempre foi muito importante, poderão não conseguir manter as portas abertas no próximo mês.

 O governo tem adotado as regras do programa Prosseguir, que faz recomendação aos municípios de acordo com a cor das bandeiras. O novo levantamento deve ser divulgado nesta quarta-feira (09).

Repercussão – Apesar da pressão que a Abrasel tem feito para o governo, os deputados estaduais cobraram durante a sessão desta terça-feira (08) posicionamento mais duro das autoridades que comandam o Poder Executivo.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) aproveitou para cobrar do governo do Estado medidas regionalizadas mais restritivas. “Não podemos ficar assistindo a essa tragédia de todo dia ficar contabilizando mortes. Aqui está funcionando como se não tivesse pandemia. É uma realidade nas ruas e outra nos hospitais”, destacou.

O deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB) não também aproveitou para questionar o posicionamento do prefeito da Capital Marquinhos Trad (PSD). "A gente lamenta quando o prefeito da Capital dá entrevista dizendo que a cidade está dentro da normalidade, com pessoas tendo que ser transferidas para outros estados."

Quem também fez uma cobrança de tomada de posição foi o deputado José Carlos Barbosa (DEM). “O problema é de Falta de articulação. Hoje politizamos o debate da covid. Não há uma sintonia entre governo federal, estadual e municipal e quem paga o pato é a população. Nós somos impactados recebendo pedidos desesperados da população que pede um leito todos os dias para um familiar”, lamentou.

Nos siga no Google Notícias