ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Adjunta de Saúde afirma que ataque hacker ainda “maquia” dados da covid em MS

Crhistinne Maymone alerta que boletins têm mostrado uma realidade distinta do que pode estar acontecendo

Jhefferson Gamarra e Guilherme Correia | 05/01/2022 12:27
Secretária-adjunta de Saúde do Estado, Crhistinne Maymone, em live sobra a covid-19. (Imagem: Reprodução)
Secretária-adjunta de Saúde do Estado, Crhistinne Maymone, em live sobra a covid-19. (Imagem: Reprodução)

Em live realizada na manhã desta quarta-feira (5), a secretária-adjunta de Saúde do Estado, Crhistinne Maymone, afirmou que apagão de dados após o ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde no inicio do mês de dezembro, ainda tem comprometido as informações epidemiológicas e mostrado uma realidade distinta do que pode estar realmente acontecendo em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a adjunta, secretarias municipais de Saúde ainda estão com dificuldades para atualizar dados relativos aos números diários de casos e mortes por covid-19 por causa dos sistemas do Ministério da Saúde.

“Os dados são consolidados pelos municípios e contabilizados pelo sistema estadual e enviados à base do Ministério da Saúde. Nós ainda não temos previsão de quando esses dados retornarão à normalidade. O Ministério nos diz que está trabalhando nisso, mas ainda não temos a exatidão e precisão dos sistemas de informação acontecendo. É importante que a gente traga para você aquilo que temos hoje que podemos consolidar”, alertou Maymone.

O ataque cibernético tirou do ar os sistemas e-SUS Notifica, que registra casos de covid-19, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (PNI), ConecteSUS e emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira de Vacinação Digital. O episódio ainda está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

Enquanto os dados não estão 100% consolidados, a secretária reforça os cuidados individuais e coletivos para evitar uma escalada de casos e óbitos pela covid-19 no Estado. “Muitos municípios tem entrado em contato com a gente dizendo que as unidades de saúde estão mais cheias, os prontos atendimentos lotados. É importante que todos nós enquanto sociedade façamos a nossa parte. Não há como só o setor saúde resolver tudo isoladamente. Faça a sua parte, se vacine, use máscara e não se exponha ao risco de aglomeração”, suplicou a adjunta da saúde.

Mesmo com a possibilidade de notificações defasadas, em 24 horas, a SES (Secretária Estadual de Saúde) registrou 25 novos casos e 4 novas mortes  em consequência de complicações associadas à covid-19 Mato Grosso do Sul.

No total, estão internadas em todo o Estado 46 pessoas. Em leitos clínicos, são 29 pacientes, sendo 24 em hospitais públicos e 5 em unidades privadas. Já nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), são 17, sendo 14 em hospitais públicos e 3 em unidades privadas.

O total de pessoas infectadas pelo vírus no Estado chegou a 380.845. A média de casos nos últimos 7 dias é de 103,9. O número óbitos desde o início da pandemia é de 9.736, uma letalidade de 2,6%.

Nos siga no Google Notícias