ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Antes de transferir veículo, alegação de venda pode evitar transtornos

A ferramenta evita aparecimento de multas ou dívidas após a venda

Lucia Morel | 15/06/2021 14:28
Reprodução da página inicial do portal Meu Detran.
Reprodução da página inicial do portal Meu Detran.

Podendo ser feita online, a comunicação de venda de veículo impede transtornos ao proprietário caso quem compre não faça a transferência devida dentro de 30 dias como prevê a lei.

Ocorrem muitas vezes casos de donos de veículos que venderam carro ou moto, mas a titularidade se manteve com eles porque a transferência não foi feita. Dessa forma, multas ou débitos que ocorreram após a venda são emitidos em seu nome, causando prejuízos e transtornos.

Assim, quando a venda é feita, ideal é acessar o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e fazer a comunicação de venda, mesmo que a transferência ainda não tenha sido feita.

A diretora de Registro e Controle de Veículos do Detran/MS, Loretta Figueiredo, explica que essa é uma das mais importantes ferramentas lançadas recentemente, em funcionamento desde julho do ano passado.

“Dessa forma, podemos garantir que o vendedor do veículo possa se resguardar de eventuais problemas”, destacou, lembrando que desde que a ferramenta foi lançada, pelo menos sete mil procedimentos foram feitos.

Conforme o artigo 233 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o prazo para se realizar a transferência de propriedade de veículo é de 30 dias, sob pena de multa.

Para fazer a alegação de venda de um veículo de forma online e gratuita é preciso acessar o Portal de Serviços do Meu Detran aqui. Será necessário preencher os dados do veículo e CPF/CNPJ e o e-mail do Requerente.

Quem está vendendo receberá um e-mail de confirmação com um token (Código de Segurança) de para realizar o acesso. A partir de então será preciso preencher os dados do comprador, anexar a documentação solicitada.

Ao final, haverá uma confirmação de identificação em que será anexada uma foto do usuário segurando o documento de identificação (selfie), e a marcação de ciência dos termos de uso. O processo então ficará em análise, podendo ser consultado o andamento, também online.

Nos siga no Google Notícias