ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Após abertura de inquérito, secretaria de Turismo irá reunir-se com MPE

MPE investiga danos estruturais que comprometem a estabilidade e a preservação da construção, tombado como patrimônio histórico e cultural pelo município em 1986

Silvia Frias | 09/04/2019 17:44
Inquérito sobre Morada dos Baís é baseado em relatório da própria Sectur, de 2017 (Foto/Arquivo)
Inquérito sobre Morada dos Baís é baseado em relatório da própria Sectur, de 2017 (Foto/Arquivo)

A investigação de danos ao prédio da Morada dos Baís será discutida amanhã, em reunião entre a secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, Melissa Tamaciro e as promotoras Andréia Cristina Perez e Luz Marina. O horário não foi divulgado.

Reportagem do Campo Grande News divulgou a abertura do inquérito civil pela 42ª Promotoria, investigação decorrente dos danos estruturais que comprometem a estabilidade e a preservação da construção, segundo a promotora Andréia Peres. O prédio não teria instalações elétricas adequadas, propiciando risco de incêndio.

O prédio foi tombado como patrimônio histórico e cultural pelo município em 1986. A Sectur informou, por meio de nota, que a manutenção fica ao encargo do Sesc, conforme termo de permissão de uso assinado em janeiro de 2019, entre a instituição e Executivo. O Plano de Conservação, questionado pela promotoria, estaria em levantamento, sob análise de custos orçamentários.

A secretaria disse que não recebeu a notificação do MPE (Ministério Público Estadual) e fará encaminhamentos necessários.

Riscos à estrutura – A promotora utiliza como base da investigação um relatório divulgado pela Sectur em 2017. O relatório discute a conservação de todos os bens tombados pelo município e foi elaborado pelo arquiteto e urbanista Eduardo Roberto Melo da Silva.

Vegetação próxima do prédio, uso que altera a configuração da casa, danos causados no forro em razão da instalação de iluminação cênica foram apontados. Além disso, a escada original estava interditada por riscos estruturais. O arquiteto também aponta inexistência de acessibilidade no interior, riscos para a cobertura causados por uma árvore de grande porte na entrada principal e riscos da iluminação cênica natalina.

Nos siga no Google Notícias