A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

23/04/2019 15:34

Após desistir de extinguir secretaria indígena, Mandetta indica titular

Sílvia Waiãpi é segunda tenente e vai assumir a Sesai, pasta que quase foi extinta pelo Ministério da Saúde, mas permaneceu ativa após protesto da comunidade indígena em todo o País

Silvia Frias
Sílvia Waiãpi participou da equipe de transição do governo Bolsonaro (Foto/Reprodução: Facebook)Sílvia Waiãpi participou da equipe de transição do governo Bolsonaro (Foto/Reprodução: Facebook)

A Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou pelas redes sociais a militar indígena Sílvia Nobre Waiãpi será a próxima titular da Sesai (Secretaria Especial da Saúde Indígena). De acordo com o jornal O Globo, Sílvia é fisioterapeuta, militar e participou da equipe de transição do governo Jair Bolsonaro. No Twitter, Damares comemora e parabeniza a indicação do nome, feita por Mandetta. (veja vídeo)

A manutenção da pasta foi reivindicação de indígenas em Mato Grosso do Sul que fizeram protesto, com fechamento de rodovias em março, depois que o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta chegou a anunciar a extinção da Sesai. No dia 25 daquele mês, a BR-163 ficou interditada por 8 horas por índios Avá-Guarani, entre MS e PR.

Logo após a intensificação dos protestos, Mandetta anunciou que a Sesai não seria extinta. Atualmente, a secretaria coordena 34 Dseis (Distritos sanitários indígenas), que cuidam de 765 mil índios de 305 etnias espalhadas pelo país.

Além de ser segunda tenente, Sílvia tem um passado como atriz. Seu último trabalho na televisão foi como Domingas, a empregada da casa do protagonista Cauã Reymond na série “Dois irmãos”, de 2015.

Antes disso, Silvia já tinha trabalhado em “Uga uga”, de 2000, onde ficou famosa como a Índia Crocoká, que contracenava com Marcos Pasquim. Ela mantinha um blog no qual escrevia poesias e em sua descrição no Facebook, ela diz: “Eu sou a onça que caça e sangra... Aquela que rola no chão sem medo enquanto a caça se debate!”.



Como o Mandetta é bonzinho né????????
 
Critico em 23/04/2019 19:13:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions