ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEGUNDA  09    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Pré-selecionados no Prouni devem comprovar informações até sexta-feira

Primeira chamada do programa de bolsas exige entrega de documentos até o dia 13

Por Jhefferson Gamarra | 09/02/2026 18:17
Pré-selecionados no Prouni devem comprovar informações até sexta-feira
Celular com a portal do Prouni aberto (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) para o primeiro semestre de 2026 precisam comprovar, até esta sexta-feira (13), as informações declaradas no momento da inscrição. A entrega da documentação deve ser feita diretamente à instituição privada de ensino superior para a qual o candidato foi pré-selecionado, conforme as regras estabelecidas por cada faculdade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Prouni 2026 têm até sexta-feira (13) para comprovar as informações declaradas na inscrição junto às instituições de ensino. Esta edição oferece 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais, a maior oferta da história do programa. Para participar, os candidatos precisaram obter média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem 2024/2025 e nota diferente de zero na redação. O programa beneficia estudantes de baixa renda, com limite de renda familiar de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e três salários mínimos para parciais.

Nesta edição, o Prouni disponibilizou 594.519 bolsas em todo o país. Desse total, 274.819 são bolsas integrais, que cobrem 100% do valor da mensalidade, e 319.700 são bolsas parciais, com desconto de 50%. Em Mato Grosso do Sul, foram ofertadas cerca de 6,8 mil bolsas, sendo 3.230 integrais.

A seleção dos candidatos considerou as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 e 2025. Para participar do processo seletivo, foi exigida média mínima de 450 pontos nas provas objetivas, além de nota diferente de zero na redação. O desempenho no exame foi cruzado com informações socioeconômicas fornecidas pelos inscritos.

Criado em 2004, o Prouni concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior a estudantes de baixa renda. Para ter direito à bolsa integral, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até um salário mínimo e meio, atualmente fixado em R$ 2.431,50. Já para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa, o equivalente a R$ 4.863.

O resultado do processo seletivo do primeiro semestre foi divulgado na semana passada e contabilizou mais de 226 mil pré-selecionados. A consulta pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do MEC (Ministério da Educação), com login da plataforma Gov.br.

A edição de 2026 é considerada a maior da história do programa, com a oferta de 595.374 bolsas distribuídas em 895 cursos de 1.046 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil.

A comprovação das informações pode ser realizada de forma presencial ou virtual, de acordo com o que for definido pela instituição de ensino. As faculdades devem disponibilizar, em seus sites, um campo específico para o envio eletrônico da documentação. Nos casos de entrega presencial, a instituição deve orientar seus colaboradores para receber os documentos nos locais de oferta dos cursos e dentro do horário de funcionamento.

Candidatos com 18 anos ou mais que realizaram o Enem 2025 com o objetivo de obter a certificação do ensino médio e que atendam aos critérios previstos no edital podem solicitar a declaração de conclusão. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o documento autenticado na Página do Participante do Enem, o que possibilita a pré-matrícula dos pré-selecionados no Prouni.

Segunda chamada e lista de espera - Para os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada, o resultado da segunda chamada será divulgado no dia 2 de março. O período para comprovação das informações vai de 2 a 13 de março.

Já a manifestação de interesse na lista de espera deverá ser feita nos dias 25 e 26 de março de 2026, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista estará disponível para consulta por instituições e candidatos no dia 31 de março, na página do Prouni.