ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Após mortes por covid-19, governo vai realizar testagem em massa em aldeia

Três indígenas morreram somente na região do Distrito de Taunay, que também receberá barreira sanitária

Tainá Jara | 22/07/2020 14:24
Prefeito Odilon Ribeiro e o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, participou de reunião com o governador Reinaldo Azambuja(Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Prefeito Odilon Ribeiro e o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, participou de reunião com o governador Reinaldo Azambuja(Foto: Divulgação/Governo do Estado)

As três mortes confirmadas de indígenas nas aldeias do município de Aquidauana, distante 139 quilômetros de Campo Grande, levou o governo a realizar testagem em massa entre os terenas e levantar barreira sanitária no Distrito de Taunay.

Os exames aplicados serão do tipo RT-PCR, considerado padrão ouro pelos profissionais de saúde, pois detecta a presença do vírus ativo no organismo.

Na madrugada desta quarta-feira, o terena Airson Kalisini Joaquim, de 35 anos, morador da Aldeia Lagoinha, no município, morreu vítima do novo coronavírus (covid-19). A prefeitura ainda investiga outros três óbitos de indígenas ocorridos de ontem para hoje.

No total, o município registra quatro óbitos, sendo três entre moradores de aldeias. Em Mato Grosso do Sul, cinco indígenas morreram em decorrência da doença, de acordo com o Sesai (Secretaria de Saúde Indígena).

Em parceria com a prefeitura, será ampliado o atendimento médico nas aldeias do Distrito de Taunay, onde diversos indígenas foram infectados pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. No começo de julho, comitiva do governo chegou a ir até a aldeia beneficiada para lançar uma obra, promovendo aglomeração durante a pandemia.

Comitiva do governo do Estado inaugurou obra em aldeia do Distrito da Taunay, no início de julho (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Comitiva do governo do Estado inaugurou obra em aldeia do Distrito da Taunay, no início de julho (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Em reunião nesta quarta-feira (22), na Capital, o governador Reinaldo Azambuja, o prefeito Odilon Ribeiro e o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, definiram novas estratégias de atendimento para a região

"O Estado está acompanhando a situação nas aldeias de Aquidauana e dá total apoio para o cuidado com os indígenas. Estamos enviando medicamentos, equipamentos, máscaras e também um médico para o atendimento", destacou o governador.

Além do médico, serão enviados para a cidade um dentista e um técnico de enfermagem. Os três vão dar apoio ao trabalho desenvolvido pela equipe da Sesai, do Governo Federal, que cuida dos povos originários do Brasil.

A prefeitura também vai contribuir com o reforço nos serviços de saúde enviando três médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. "Vamos usar escolas municipais nas aldeias como base para esse atendimento", afirmou o prefeito.

Mais estrutura – De acordo com o secretário, o Estado enviou uma viatura para ser usada nas aldeias e solicitou ao Ministério da Saúde a estruturação de um hospital de campanha na região para atender a população.

Ele anunciou que uma barreira sanitária também será instalada no local para prevenir a contaminação do novo coronavírus. "Vamos continuar ajudando todos os municípios, como temos feito, tendo olhar apurado para a questão indígena", falou.


Nos siga no Google Notícias