ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Até tu IBGE? Instituto coloca MS no mapa da Amazônia Legal

Além disso, o mapa, já retirado do site, ainda omitia a sigla do estado do Acre

Por Silvia Frias | 22/07/2025 09:15
Até tu IBGE? Instituto coloca MS no mapa da Amazônia Legal
No mapa, a troca entre MS e MT e a ausência a sigla do Acre (Foto/Reprodução)

Os erros envolvendo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ainda são recorrentes, mas, desta vez, foi o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que cometeu o equívoco. No mapa oficial da Amazônia Legal, a posição dos estados foi trocada e, além disso, a sigla do Acre nem aparece no material.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cometeu um erro ao trocar a posição dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em um mapa oficial da Amazônia Legal, além de omitir a sigla do Acre. O material, produzido em 2024, foi retirado do site do instituto após a divulgação do equívoco pela Folha de S. Paulo. A Amazônia Legal abrange 59% do território brasileiro, incluindo oito estados e parte do Maranhão, totalizando 5 milhões de km². Essa região é crucial para a população indígena, que representa 56% do total no Brasil. O conceito de Amazônia Legal foi estabelecido em 1953 para planejar o desenvolvimento econômico da área.

O mapa foi produzido em 2024 e esteve estava disponível no site do instituto, conforme divulgado pela Folha de S. Paulo. Em consulta à página nesta terça-feira (22), foi constatado que o material foi retirado do ar.

Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a Amazônia Legal é área que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão (a oeste do meridiano de 44ºW), perfazendo 5,0 milhões de km². Nela residem 56% da população indígena brasileira.

O conceito de Amazônia Legal foi instituído em 1953 e seus limites territoriais decorrem da necessidade de planejar o desenvolvimento econômico da região e, por isso, não se resumem ao ecossistema de selva úmida, que ocupa 49% do território nacional e se estende também pelo território de oito países vizinhos. O Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado em maio deste ano pelo governo federal, considera integralmente o Estado do Maranhão como parte da Amazônia Brasileira.

A reportagem do Campo Grande News procurou o órgão, mas não teve retorno até a publicação deste texto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.