ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Audiências avaliam impactos de condomínios em 4 bairros da Capital

Moradores poderão questionar efeitos no trânsito, serviços e infraestrutura

Por Kamila Alcântara | 14/12/2025 17:55
Audiências avaliam impactos de condomínios em 4 bairros da Capital
Audiência de impacto de vizinhança, sempre realizada na sede da Planurb (Foto: Divulgação)

Entre os dias 15 e 19 de dezembro, Campo Grande terá uma sequência de audiências públicas para discutir os impactos de grandes empreendimentos residenciais previstos para diferentes bairros da cidade. Os encontros são abertos à população e fazem parte do processo de análise dos chamados Estudos de Impacto de Vizinhança, exigidos antes da liberação de obras desse porte.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande realizará quatro audiências públicas entre 15 e 19 de dezembro para avaliar o impacto de grandes empreendimentos residenciais em diferentes bairros. Os encontros, que acontecerão na Planurb às 18h, discutirão projetos que totalizam mais de mil unidades habitacionais. As audiências abordarão condomínios nos bairros Rita Vieira (128 unidades), Tarumã (160 unidades), Leblon (192 unidades) e Nasser (407 unidades). Os estudos analisam aspectos como fluxo de veículos, infraestrutura e impactos na vizinhança, podendo resultar em exigências de mudanças antes da liberação das obras.

Ao todo, serão debatidos quatro projetos de condomínios que, juntos, somam mais de mil unidades habitacionais. As audiências acontecem sempre às 18h, no prédio da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) na Avenida Calógeras, com entrada pela Rua Dr. Mário Corrêa. As reuniões também serão transmitidas pelo YouTube.

Essas audiências públicas servem para apresentar os estudos técnicos e permitir que moradores da região, lideranças comunitárias e interessados façam questionamentos, sugestões e críticas aos projetos. Os apontamentos feitos nesses encontros podem resultar em exigências de mudanças, medidas mitigadoras ou compensações antes da liberação das obras.

Rita Vieira - A primeira audiência ocorre nesta segunda-feira (15) e trata de um empreendimento multirresidencial com 128 unidades habitacionais previsto para a Avenida Três Barras, próximo à rotatória com a Avenida Gerval Bernardino de Souza, no Bairro Rita Vieira.

O projeto é da Tecol, Tecnologia, Engenharia e Construção Ltda. e será analisado dentro do processo administrativo. O estudo avalia impactos como aumento do fluxo de veículos, demanda por serviços públicos, drenagem, infraestrutura e efeitos no entorno imediato.

Tarumã - Na terça-feira (16), a audiência será sobre um condomínio com 160 unidades habitacionais, localizado na Rua José Carlos Amaral, esquina com a Avenida Dr. Nasri Siufi, no Bairro Tarumã.

O empreendimento é da Engepar, Engenharia e Participações Ltda. A região concentra outros loteamentos recentes e a discussão envolve questões como trânsito, acesso viário e impacto sobre equipamentos públicos.

Leblon e Nasser - Na sexta-feira (19), estão previstas duas audiências públicas. A primeira vai tratar de um empreendimento com 192 unidades habitacionais no Bairro Leblon, também com frente para a Avenida Dr. Nasri Siufi, esquina com a Rua Sotero Cardoso, da Engepar.

Audiências avaliam impactos de condomínios em 4 bairros da Capital
Projeto dad unidades habitacionais no Bairro Leblon (Imagem: Reprodução)

No mesmo dia, será discutido um dos maiores projetos da lista: um empreendimento multirresidencial no Bairro Nasser, com duas fases de implantação que somam 407 unidades habitacionais. O condomínio está previsto para a Avenida Tamandaré, entre as ruas Torre do Alto e Egeny Maluf Abuhassan, e é de responsabilidade da Northern Capital Ltda.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.