Tema da redação do Passe UFMS questiona como ampliar a leitura entre brasileiros
Mais de 18 mil candidatos fizeram neste domingo (14) as três etapas do processo seletivo em 11 municípios
Ampliar a leitura na vida dos brasileiros a partir da pergunta “É possível fazer com que os brasileiros leiam mais?”, foi o tema da redação da 3ª etapa do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), realizada neste domingo (14) em 11 municípios do Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), banca responsável pela execução e aplicação das provas, a proposta buscou estimular a reflexão dos candidatos sobre os hábitos de leitura no Brasil, os fatores que influenciam o acesso aos livros e o papel da leitura na formação social, educacional e cultural da população.
- Leia Também
- Falta de documentos e erro no local eliminam estudantes do vestibular
- Mais de 18 mil estudantes encaram o último processo seletivo de 2025 da UFMS
O tema dialoga com dados recentes que apontam queda no hábito de leitura entre os brasileiros. Conforme levantamento divulgado pela Agência Senado, em um país com mais de 200 milhões de habitantes, 53% da população se declara não leitora.
A sexta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ministério da Cultura, aponta que atualmente, o Brasil soma cerca de 93,4 milhões de leitores — pessoas que leram ao menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa — o equivalente a 47% da população. O percentual representa uma redução de oito pontos em relação a 2007, quando 55% dos brasileiros se declaravam leitores.
A diminuição não se restringe apenas ao número de leitores. O estudo também aponta queda na capacidade de concentração e compreensão de textos, o que acende um alerta para o avanço do analfabetismo funcional no país.
Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o analfabetismo funcional atinge pessoas que conseguem reconhecer letras e números, mas têm dificuldades para interpretar textos simples e usar a leitura e a escrita nas situações do cotidiano, comprometendo o desenvolvimento pessoal e o exercício pleno da cidadania.
Passe 2026 – Mais de 18 mil candidatos realizam neste domingo (14) a 1ª, 2ª e 3ª etapas do Passe da UFMS, em 11 municípios de Mato Grosso do Sul. As provas começaram às 8h e seguem até as 13h, no horário local.
O processo seletivo oferece vagas em cursos de graduação presenciais e a distância, com ingresso válido exclusivamente para o ano letivo de 2026. As provas presenciais ocorrem em Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


