ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Boletim confirma 37 mortes por covid; 25 vítimas tinham menos de 60 anos

Idosos têm morrido menos por covid por conta do início da vacinação, mas índices ainda são altos

Guilherme Correia | 12/05/2021 11:38
Fila de pessoas que foram se vacinar em Campo Grande na semana passada (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Fila de pessoas que foram se vacinar em Campo Grande na semana passada (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Boletim epidemiológico confirma mais 1,3 mil infectados e 37 mortes por covid em Mato Grosso do Sul, das quais 25 tinham menos de 60 anos. Quase metade (13) tinham entre 50 e 59 anos e as demais (12) pessoas tinham entre 48 e 25 anos.

Conforme ressaltado pela secretária-adjunta em Saúde, Crhstinne Maymone, durante coletiva feita nesta manhã (12), o início da vacinação contra o coronavírus já tem apresentado alguns efeitos nos grupos priorizados conforme diretrizes do governo federal, o que já foi noticiado em reportagem feita pelo Campo Grande News sobre redução de óbitos em idosos.

"Temos dados que os mais idosos em decorrência da vacina têm tido menos internações e menos óbitos", disse Maymone. Segundo ela, outros grupos têm de redobrar os cuidados em relação aos perigos da doença: "estamos muito voltados à faixa da meia-idade à população jovem. Vamos acreditar na ciência".

Mesmo com redução na média de mortes, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou que muitas pessoas ainda estão morrendo, e que a curva de infecções tem apresentado novo crescimento. "Mostra que a doença lamentavelmente estacionou em um patamar muito alto [...] Para um estado pequeno, com 2,8 milhões de habitantes, é uma média móvel de óbitos que incomoda muito. É ruim a gente divulgar esses números", comentou.

Por fim, conforme o documento, há mais de mil internados por covid em leitos clínicos ou de terapia intensiva. Apenas em relação às UTI's (Unidades de Terapia Intensiva), a macrorregião de saúde de Campo Grande - que engloba outros 30 municípios com ou sem leito de UTI - possui ocupação de 88%.

"Estamos aguardando consumar abertura de novos leitos em Três Lagoas. A Suzano Celulose deu equipamentos a Três Lagoas e à Secretaria de Estado de Saúde, e também aguardando abertura de 10 novos leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, para evitar dificuldades na regulação", finalizou Resende.

Prosseguir - O secretário estadual de Governo, Sérgio Murilo, ressaltou que nenhum município do Estado possui "bandeira verde" no programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), que permite liberação total das atividades.

Somente Nioaque tem "bandeira amarela", enquanto Campo Grande e outras 43 cidades estão em "bandeira laranja", com toque de recolher previsto para iniciar a partir das 22 horas.

Além disso, outros 32 municípios estão em "bandeira vermelha", com toque de recolher estipulado começando às 21 horas, e os demais lugares - Juti e Guia Lopes da Laguna - estão em "bandeira cinza", indicando alto risco da doença e recomendando toque de recolher começando às 20 horas.

Mapa do Prosseguir indica situação da pandemia, seguindo diversos critérios, em cada município do Estado (Foto: Reprodução/SES)
Mapa do Prosseguir indica situação da pandemia, seguindo diversos critérios, em cada município do Estado (Foto: Reprodução/SES)

Mato Grosso do Sul acumula, desde o início da pandemia, mais de 260 mil casos e 6,1 mil mortes por covid. Até ontem, 22,4% da população estava vacinada com ao menos uma dose de imunizante contra a doença, sendo que 8,6% dos habitantes estão imunizados de forma adequada com as duas doses.

Nos siga no Google Notícias