ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Mortes por covid de pacientes sem comorbidade voltam a crescer

Atualmente, cerca de 18% das vítimas de covid-19 não tinham nenhum tipo de problema prévio de saúde

Guilherme Correia | 10/05/2021 12:50
Em dia de frio, jovem caminha de máscara pelas ruas de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Em dia de frio, jovem caminha de máscara pelas ruas de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Mortes por covid-19 de pacientes sem comorbidade voltam a crescer nos últimos meses em Mato Grosso do Sul e triplicaram, na comparação com janeiro deste ano. Levantamento feito pela reportagem, com dados extraídos do painel Mais Saúde, corrobora com o que já tem sido reportado sobre os efeitos mais letais da variante P1.

Enquanto todas as 13 vítimas registradas em maio do ano passado tinham algum problema de saúde, 7 das 38 mortes deste mês são de pacientes não inseridos neste grupo de risco - o equivalente a 18,4%. Além disso, em janeiro representava apenas 6% do total de vítimas.

É importante ressaltar que, assim como nos demais meses, as confirmações de óbitos demoram até serem mapeadas pelas autoridades de saúde, então maio pode vir a registrar centenas de mortes ao longo das semanas, assim como verificado em outros períodos.

Com exceção de abril do ano passado, quando foram confirmadas 11 mortes ao todo e quatro eram de pacientes sem comorbidade, os demais meses apresentaram índices mais inferiores. Junho, até então, foi mês com maior registro de óbitos nesse grupo, e na sequência houve redução e estabilidade. Apesar disso, desde março deste ano o índice apresentou aumento proporcional.

Na prática, inclusive, são 165 mortes nesse grupo registradas em abril, enquanto o mês anterior - mais crítico até então - registrou 205. No final de março, o Campo Grande News já havia noticiado que mortes de pessoas sem comorbidades e com menos de 60 anos também haviam triplicado entre o começo e fim do 1º trimestre do ano.

Comorbidades - Mesmo que ainda não tenham sido totalmente apuradas as relações entre determinados problemas de saúde e a mortalidade pela covid, as comorbidades são frequentemente tratadas como fatores que aumentam o risco de óbito.

Portanto, é importante ressaltar que, em toda a pandemia, mais de 80% das vítimas de coronavírus tinham algum tipo de agravo pré-existente de saúde, o que motivou que esse grupo fosse inserido entre os prioritários, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. Por isso, alguns municípios do Estado - como é o caso da Capital - já têm feito a vacinação nessas pessoas, mesmo que tenham ou não idade superior a 60 anos.

Para se vacinar, quem tiver algum tipo de comorbidade tem de apresentar laudo médico atualizado. Veja a lista de quais condições médicas são consideradas:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias