ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mortes por covid em pessoas com mais de 80 caem, enquanto de jovens sobem

Enquanto mortes têm crescido no geral, pacientes com 80 anos ou mais apresentaram redução no índice

Guilherme Correia | 30/04/2021 11:35
Homem é vacinado contra a covid-19 no final de março, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Homem é vacinado contra a covid-19 no final de março, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Pessoas com 80 anos ou mais têm sido menos acometidas pela covid-19 em Mato Grosso do Sul - as mortes caíram 49% entre março e abril deste ano, indo de 155 para 79. Conforme já noticiado, os óbitos de pessoas com 90 anos ou mais também apresentaram queda.

Apesar disso, mortes de pacientes com 20 a 79 anos têm crescido no Estado, conforme levantamento feito pelo Campo Grande News, e no geral, o coronavírus fez maior quantidade mensal de vítimas, em toda a pandemia, neste mês.

Um dos fatores associados a essa queda em grupos específicos é a campanha de imunização, que tem priorizado idosos conforme diretrizes do PNI (Plano Nacional de Imunização). Além disso, outro grupo verificado em reportagem é o de indígenas, que registraram queda de 66% nas mortes após o início da vacinação.

Em entrevista concedida há algumas semanas, a imunologista e pesquisadora pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Inês Tozetti ressaltava que mesmo com algumas incertezas quanto a correlação entre o início da vacinação e redução de óbitos, já poderia ser feita uma hipótese sobre "ser um benefício da vacinação".

A vacina não impede a infecção pelo coronavírus e sim as formas moderadas e grave da doença, por isso embora tenha diminuído o número de óbitos, em nossa cidade o número de casos de infecção está elevado. Devemos portanto, continuar, mesmo vacinados utilizando a máscara, e higienizando as mãos", explicou.

Em coletiva feita na manhã desta sexta-feira (30), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, comentou que, nas últimas semanas, estão havendo mais morte de pacientes mais jovens. "Quem está morrendo são as pessoas mais jovens, entre 20 a 50 anos. Também demonstrando, em alguns estudos, a eficácia da vacina. Quem já vacinou e o período da segunda dose já passou os 15 dias, já mostra que a vacina tem eficácia", comentou.

Para esta reportagem, foram analisados os dados disponibilizados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), que compila os registros de todos os municípios do Estado, atualizados nesta quinta-feira (29).

Retomada na vacinação - Passados alguns dias de incertezas quanto a campanha de imunização, há alguns sinais de melhora na quantidade de doses disponíveis. Foi encaminhado o 15º lote de imunizantes, incluindo doses de Astrazeneca, Coronavac e também da Pfizer. Além disso, com nova aquisição feita pelo Ministério da Saúde, Resende também comentou em coletiva que poderão vir mais de 70 mil novas doses nos próximos dias.

(Matéria editada ás 16h29 para correção de informação)

Nos siga no Google Notícias