ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Bom motorista pode ter incentivo financeiro com mudança que cria CNH de 10 anos

Para diretor do Detran, alterações na lei permitem flexibilização da burocracia, mas sem descuidar da segurança do trânsito

Aline dos Santos | 25/09/2020 11:46
Diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade afirma que há possibiliade de "cadastro positivo" para motorista. (Foto: Marcos Maluf)
Diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade afirma que há possibiliade de "cadastro positivo" para motorista. (Foto: Marcos Maluf)

À espera de sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a ampliação da validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de cinco para dez anos abarca 811.441 motoristas em Mato Grosso do Sul. Ao todo, o Estado tem 1.197.951 condutores, mas essa parcela é a que tem até 50 anos.

De acordo com o diretor-presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), Rudel Trindade, o conjunto de alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), aprovado recentemente pela Câmara Federal, abre caminho para um cadastro positivo de condutores, que terão direito à redução de taxas.

A partir da sanção presidencial, esse dispositivo será regulamentado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e Estados. “Isso é muito interessante e vai impactar positivamente. Quem não tiver multa durante um ano entra num cadastro positivo. E o governo federal, os Estados e municípios vão poder dar retorno financeiro, com redução de taxas. Isso vai fazer que a pessoa se esforce bastante na questão de não ter multa”, afirma.

O titular do Detran divide as alterações entre as que vão facilitar a vida do cidadão e aquelas que reforçam medidas de segurança. No primeiro grupo, Rudel destaca, por exemplo, o prazo de 10 anos para renovação da CNH, a flexibilização na pontuação para suspensão do documento, dispensa da necessidade de autorização específica na blindagem de veículos e a agilidade dos serviços.

O prazo de dez anos para renovar a CNH impacta a receita do órgão estadual, contudo a mudança é vista com entusiasmo por Rudel. “Acho que tivemos bons avanços, com redução da burocracia. Considero o impacto muito positivo porque você reduz o fluxo de clientes para o Detran. Reduz a necessidade de atendimento e a produção da CNH é custosa”, diz.

Pelo texto aprovado, há uma escala de pontuações para suspensão da carteira. O motorista “perderá” a CNH se tiver 20 pontos e duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos e apenas uma infração gravíssima ou 40 pontos e nenhuma infração gravíssima. Até então, o limite é de 20 pontos em 12 meses.

O escalonamento também tem apoio do diretor do órgão de trânsito. “Os 20 pontos são atingidos muito facilmente”, afirma Rudel.

Medidas de segurança – Puxando a fila das medidas que trazem mais segurança para o trânsito, está a previsão de que em casos de lesão corporal e homicídio causado por motorista embriagado, mesmo que sem intenção, a pena de reclusão não pode ser substituída por outra mais branda, as chamadas restritivas de direitos.

Rudel Trindade destaca medidas para punir quem mata no trânsito. (Foto: Marcos Maluf)
Rudel Trindade destaca medidas para punir quem mata no trânsito. (Foto: Marcos Maluf)

“Os crimes de trânsito, de modo geral, serão duramente penalizados. As pessoas vão começar a sentir diferença muito grande. Existe um clamor da sociedade há muito tempo. Isso vai fazer com que a pessoa tenha mais cuidado. Vai penalizar o criminoso do trânsito”, enfatiza Rudel.

A lista de mudanças também tem a ampliação da idade para crianças nas cadeirinhas e transporte de motocicleta, que sobe de 7 para 10 anos. A regulamentação das motos no “corredor” entre os veículos.

“Regulamenta a posição da moto, qual espaço pode ocupar na via. Proíbe a circulação entre os veículos e a calçada, o que é muito perigoso. Coloca a necessidade de fazer espaços reservados á frente dos semáforos. Vem muito de encontro à questão de segurança”.

De olho na multa – Atualmente, quem vende um veículo, mas não  faz a transferência em até 30 dias é penalizado em R$ 195. As mudanças aprovadas na Câmara prevêm que quem deixa de encaminhar ao Detran o comprovante de transferência em 30 dias fica sujeito a mais uma multa, no valor de R$ 63.

Rudel explica que o Detran oferece o serviço on-line e gratuito. “Isso gera segurança para o cidadão”. Quando sancionado pelo presidente, o texto com as mudanças ainda demora 180 dias para entrar em vigor.

O prazo de dez anos para a CNH é para condutor de até 50 anos. Para quem tem de 50 anos a 70 anos, a carteira de motorista tem validade de cinco anos. A partir dos 70 anos, o documento será válido por três anos.

Nos siga no Google Notícias