BR terá 5,6 km duplicados no 1º ano e benefício para pagar centavos no pedágio
São nove praças de cobrança e o novo contrato trouxe duas políticas de descontos para motoristas
Exigência do primeiro ano do novo contrato da BR-163, a duplicação de 5,6 quilômetros da rodovia, que se estende por 845 quilômetros em Mato Grosso do Sul, será realizada em Campo Grande, Jaraguari e São Gabriel do Oeste. O novo modelo também traz programa de descontos no pedágio, que pode variar, por exemplo, de R$ 10 a centavos, a depender do total de passagens do mesmo veículo no ponto de cobrança.
RESUMO
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A BR-163 em Mato Grosso do Sul terá 5,6 quilômetros duplicados no primeiro ano do novo contrato de concessão com a Motiva Pantanal. As obras já iniciaram no km 454 em Campo Grande, com trechos também em Jaraguari (1,7 km) e São Gabriel do Oeste (2,3 km). O contrato prevê investimentos de R$ 9 bilhões, sendo R$ 2 bilhões nos três primeiros anos, para duplicar 203 quilômetros da rodovia. Além das obras, o novo contrato traz descontos no pedágio. Usuários com tags terão desconto de 5%. Motoristas de veículos leves terão descontos progressivos, que podem chegar a 93%, a partir da segunda passagem mensal na mesma praça, no mesmo sentido. Motocicletas serão isentas. A concessionária também implantará três pontos de descanso para caminhoneiros, com infraestrutura completa, e investirá em segurança com câmeras, radares e bases operacionais. O contrato prevê ainda a construção de passarelas, contornos, pontos de ônibus e passagens de fauna.
Na Capital, a obra já está em curso, na saída para São Paulo. Em Jaraguari, será 1,7 quilômetro de duplicação. No município de São Gabriel, a duplicação será em 2,3 quilômetros no primeiro ano do contrato.
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A Motiva Pantanal, novo nome da CCR MS Via, assumiu em primeiro de agosto a administração da rodovia. O contrato prevê duplicação de 203 quilômetros e investimento de R$ 9 bilhões, sendo R$ 2 bilhões concentrados nos três primeiros anos.
Antes, a CCR já tinha recebido a concessão em 2014. O contrato original previa a duplicação de mais de 800 quilômetros entre Mundo Novo e Sonora, mas a concessionária alegou desequilíbrio econômico-financeiro e suspendeu as obras em 2016. Nos anos seguintes, o impasse sobre a continuidade do contrato levou o governo federal a optar pela relicitação da rodovia.
De acordo com Jair Xavier, gerente de comunicação da Motiva, a duplicação dos 5,6 quilômetros no primeiro ano foi determinada pelo próprio contrato, considerando os trechos que já tinham licença ambiental para o começo da obra.
“A empresa que recebe a repactuação já tem a obrigatoriedade de entrar investindo. É diferente de uma licitação, onde a empresa que entra tem que primeiro performar economicamente e o contrato dá prazo de dois, três anos para começar as obras da concessão”.

Benefícios no pedágio – São nove praças de cobrança e o novo contrato trouxe duas políticas de benefícios.
O desconto padrão será de 5% para todos os veículos que tiverem tag, o dispositivo eletrônico instalado no para-brisas para pagar pedágio automaticamente nas chancelas. A redução no preço da tarifa será aplicada na hora da cobrança. Serão beneficiados 86,6% dos caminhões e 38,4% dos automóveis que passam na rodovia.
Motoristas de veículos leves (carro, caminhonete, picape, furgão) terão direito a descontos maiores se passarem mais de uma vez no mesmo mês nas praças de cobrança da rodovia, no mesmo sentido. As reduções podem chegar a 93%.
“A partir da segunda passagem, no período de 30 dias, naquela mesma praça de pedágio, no mesmo sentido, tem o desconto progressivo”, afirma o gerente.
Veja a tabela de desconto progressivo:
Por exemplo, em Campo Grande, a tarifa é R$ 10. Que tiver tag, já tem redução de 5% (R$ 9,50). Mas o desconto aumenta para quem se enquadra no DUF (Desconto de Uso Frequente), válido para veículos leves. Na segunda passagem, dentro de 30 dias e no mesmo sentido, o preço será de R$ 8,69. Na trigésima passagem, a tarifa é de R$ 0,71.
Motocicletas não vão pagar pedágio. “Tem um sistema que a moto passa pela cabine auxiliar, lateral”, explica Jair.
Ponto de descanso – A rodovia terá três pontos de descanso para os caminhoneiros. Os locais ainda não foram divulgados, mas o primeiro deve ser entregue até agosto de 2026. A estrutura oferece estacionamento, sala de descanso com TV e espreguiçadeira, banheiros com chuveiro, fraldário e refeitório com micro-ondas.
O contrato prevê 203 km de duplicação de vias, implantação de 150 km de faixas adicionais em pista simples, 23 km de pistas marginais, 464 km de acostamentos, 144 dispositivos e intersecções, 22 novas passarelas de pedestres, 28 km de contorno, 144 pontos de ônibus e 56 passagens de fauna.
São 477 câmeras na rodovia, que contam com recurso de detecção automática de incidentes, 51 radares, pesagem de caminhão em movimento. A empresa tem 17 bases operacionais.
A Motiva Pantanal gera 700 empregos diretos, sendo 500 colaboradores no atendimento direto ao cliente. Na execução das obras, o cálculo é que são gerados 246 mil postos de trabalho, numa conta elástica que inclui, além de fornecedores, a economia circular, como quem entrega marmita, quem faz o transporte.
Com 845,4 quilômetros de extensão, a 163 passa por 21 municípios, cortando MS de Norte a Sul.
Exigências do contrato para duplicação:
Ano 1 – 5,6 km
Ano 2 – 34,4 km
Ano 3 – 25,1 km
Ano 4 – 36,5 km
Ano 5 – 35,8 km
Ano 6 – 37,2 km
Ano 7 – 14,7 km
Ano 8 – 4 km
Ano 9 - 9,5 km
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