ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Butantan já produz nova vacina contra H3N2

Instituto deve começar a entregar doses ao Ministério da Saúde a partir de março

Adriel Mattos | 03/01/2022 18:01
Instituto mudou fórmula para incluir variante causadora de surto no País. (Foto: Divulgação/Butantan)
Instituto mudou fórmula para incluir variante causadora de surto no País. (Foto: Divulgação/Butantan)

O Instituto Butantan, responsável pela vacina contra gripe utilizada no SUS (Sistema Único de Saúde), já está produzindo o imunizante com proteção contra o subtipo H3N2, que causou três mortes no fim de 2020 em Mato Grosso do Sul. A vacina também dará proteção contra H1N1, variante Darwin e subtipo B.

“Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, diz o diretor de produção do Instituto Butantan, Ricardo Oliveira.

O Butantan produz 80 milhões de doses da vacina contra gripe ofertadas anualmente na campanha nacional de vacinação. Justamente por ser sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A previsão é que o instituto comece as primeiras entregas ao Ministério da Saúde entre março e abril.

Uma versão tetravalente da vacina da influenza, com duas cepas de vírus A e duas cepas do vírus B, também está sendo desenvolvida no Butantan e deverá substituir a trivalente no futuro.

Nos siga no Google Notícias