ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Campanha de vacinação voltada aos profissionais da saúde é prorrogada

Até o momento, foram aplicadas 2.744 doses de vacinas por meio da campanha "Saúde Vacina Mais" em todo MS

Por Mylena Fraiha | 05/02/2024 17:29
Servidora do Hospital Regional de MS toma vacina durante campanha (Foto: Divulgação)
Servidora do Hospital Regional de MS toma vacina durante campanha (Foto: Divulgação)

Campanha "Saúde Vacina Mais – cuidar de quem cuida" será estendida até 18 de fevereiro, conforme anunciado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (05).

A iniciativa, realizada através do Projeto MS Vacina Mais, quer ampliar o acesso à vacinação, especialmente para os trabalhadores que atuam em contextos hospitalares, uma vez que as salas de vacina estão predominantemente concentradas na APS (Atenção Primária à Saúde). Também foi anunciado que os municípios que aderirem à estratégia têm até 26 de fevereiro para entregar os relatórios da campanha.

Importante ressaltar que o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) tinha suspendido as cirurgias eletivas por cinco dias no começo de janeiro. O motivo é pelo alto número de profissionais de saúde que estavam de atestado médico, parte deles com covid-19.

Até o momento, foram aplicadas 2.744 doses de vacinas em trabalhadores da saúde de diversos municípios, como Água Clara, Amambai, Aquidauana, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Itaquiraí, Jaraguari, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Taquarussu e Três Lagoas.

A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, destaca que a estratégia extramuros ainda não alcançou um quantitativo ideal. "É um grupo que deve estar protegido, pensando tanto na proteção do profissional da saúde quanto dos usuários", ressalta.

A ação estratégica é realizada nos estabelecimentos de saúde, organizada pelas coordenações municipais de imunização em parceria com as direções das unidades locais, que definem seus cronogramas conjuntamente, visando oferecer a vacinação aos seus colaboradores.

A campanha prioriza a vacinação contra a covid-19, com a dose anual de reforço com a vacina bivalente, e, adicionalmente, disponibiliza as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, como Hepatite B, dTPa (Difteria, Tétano e Pertussis tipo adulto), vacina Varicela, Influenza e a vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias