ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Campo Grande volta à bandeira laranja, mas 24 cidades pioram no mapa da covid

Paula Maciulevicius Brasil | 23/10/2020 09:35
8º Mapa Situacional do Programa de Saúde e Segurança na Economia do Governo Estadual.
8º Mapa Situacional do Programa de Saúde e Segurança na Economia do Governo Estadual.

Campo Grande melhorou novamente na classificação de risco do Programa Prosseguir, que estabelece o nível de perigo imposto pelo coronavírus. A Capital agora é considerada grau médio e integra a lista dos 20 municípios da bandeira laranja que melhoraram na avaliação, por conta de redução nas estatísticas da pandemia.

No mapa anterior, Campo Grande estava com bandeira vermelha, porque o protocolo do programa usa como critério a avaliação diária de cada um dos pacientes diagnosticados com a doença.

A atualização da classificação traz ainda o número de 35 municípios que mantiveram seu grau de risco e os 24 que pioraram, o que indica uma pequena melhora com relação ao último mapa em que 35 cidades regrediram de faixa, no entanto, o Governo do Estado ressalta que não há motivos para relaxar no cumprimento das recomendações.

“Pode soar repetitivo, mas não existe fórmula mágica para se conter a pandemia. A única forma de melhorar a situação é seguir as recomendações sugeridas pelo programa, além de manter os protocolos de biossegurança e isolamento social amplamente disseminados", ressalta o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

De acordo com a avaliação da secretária adjunta de Saúde, Christinne Maymone, é importante que se mantenha a vigília quanto aos protocolos, pois a evolução da pandemia no Estado ainda é preocupante. “Estamos em uma situação moderada com uma leve descendência, porém sem alteração da nossa taxa de letalidade (de 1,9) e com aumento do número de internações”, resume.

Na bandeira laranja, segundo o Prosseguir, passam a ser liberadas atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco. Além de Campo Grande, estão os municípios de: Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataiporã, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Chapadão do Sul, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Laguna Caarapã, Miranda, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Tacuru, Três Lagoas e Vicentina.

O mapa apresenta apenas quatro municípios na faixa de risco tolerável, ou seja, bandeira amarela, sendo eles: Juti, Nioaque, Novo Horizonte do Sul e Paraíso das Águas. São 32 cidades que ainda apresentam grau de risco alto e estão na bandeira vermelha, sendo: Água Clara, Amambai, Angélica, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Camapuã, Cassilândia, Corguinho, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jateí, Ladário, Maracaju, Naviraí, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Sete Quedas, Sonora, Taquarussu e Terenos.

Não há nenhum município dentro das faixas de risco baixo, que seria a bandeira verde, e risco extremo, sinalizado pela bandeira cinza.

Nos siga no Google Notícias