ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Taxa de contágio cai em MS, mas Capital volta para "bandeira vermelha" da covid

Mato Grosso do Sul está com média de 472 infectados diários e 12,1 mortes por covid-19

Guilherme Correia | 08/10/2020 11:41
Homem caminha em frente ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Homem caminha em frente ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Mesmo com boa notícia de redução na taxa de contágio para 0.98 em Mato Grosso do Sul, o que indica decréscimo na "curva" da pandemia. Campo Grande e outros 29 municípios tiveram pioraram no mapa do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia).

A Capital, que na última avaliação tinha bandeira amarela, foi para a classificação "vermelha" do programa estadual, que monitora os dados do novo coronavírus no Estado. Outros 27 municípios também ganharam em bandeira vermelha.

Não é alarmismo e não é pra se acomodar. Ainda temos que tomar cautela, cuidado, para que a gente não perca o controle da pandemia [...] o Prosseguir faz parte de uma estratégia. Não tivemos perda por falta de leito, conseguimos essa estrutura", frisou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel.

Em classificação de "grau elevado em relação à pandemia de covid-19", ou seja, na "bandeira vermelha", estão Anastácio, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Naviraí, Três Lagoas, Bandeirantes, Antônio João, Brasilândia, Caarapó, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaquiraí, Jardim, Laguna Carapã, Naviraí, Miranda, Paranhos, Ponta Porã, Paranaíba, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Em "grau médio", na bandeira laranja, está maior parte (41) dos municípios, com bandeira laranja. São eles Água Clara, Amambai, Anaurilândia, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Caracol, Bodoquena, Bonito, Corguinho, Coxim, Chapadão do Sul, Dois Irmãos do Buriti, Deodápolis, Douradina, Dourados, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Japorã, Jateí, Ladário, Maracaju, Mundo Novo, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Tacuru, Sidrolândia, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde do Mato Grosso, Selvíria, Sete Quedas, Sonora, Rochedo e Santa Rita do Pardo.

Por fim, em "grau tolerável", e bandeira amarela, se encontram os municípios de Alcinópolis, Eldorado, Figueirão, Iguatemi, Jaraguari, Juti, Novo Horizonte do Sul e Paraíso das Águas.

Nenhuma cidade é considerada bandeira cinza, de grau extremo. Também nenhum ganhou a classificação verde, de grau baixo.

Boletim diário - No geral, Mato Grosso do Sul tem 521 novos casos de covid-19 e 10 mortes pela doença registrados nas últimas 24h. Com isso, o Estado chega a 73.548 confirmados e 1.395 óbitos pela doença. Campo Grande confirmou maior parte dos falecimentos computados - foram seis. Além disso, Angélica, Aquidauana, Corumbá e Sete Quedas registraram um óbito cada.

Atualmente, conforme a SES, 434 pacientes ocupam leitos públicos e privados em detrimento da covid-19 em hospitais de todo o Estado. Além disso, durante a live, Riedel frisou que desde o início da pandemia, não faltaram leitos para quem contraiu a doença.

Além disso, o o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, frisou que protocolos de biossegurança para reabertura das fronteiras com o Paraguai devem ser feitos na próxima semana.

Por meio de equipe de técnicos, comandados pela secretária ajunta de Saúde, Christinne Maymone, o plano também será mediado pelo Ministério das Relações Exteriores. "Haveremos de negociar com o governo paraguaio para darmos segurança ao turismo de compras, muito usado em Mato Grosso do Sul, principalmente no municípios que fazem fronteira com o Paraguai", disse o titular da Saúde.

Vacinação em MS - Na quinta-feira (7), o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, se reuniu com o governador de São Paulo, João Dória, para acertar tratativas em relação à vacina produzida pelo Instituto Butantan junto a indústria farmacêutica chinesa Sinovac, com previsão para início ainda em 2020.

Além disso, outro cadastro para vacinas ainda neste ano terá início dentro de duas semanas, priorizando profissionais de saúde e segurança pública. "É uma maneira, não definitiva, mas que vai mais gerar tranqulidade pra população, que é a vacinação [...] testando as pessoas e orientando ao grau de risco", reforçou Riedel na live de hoje.

Nos siga no Google Notícias